terça-feira, 16
 de 
abril
 de 
2024

Politicando 08/02/2019

Piên I

Está deflagrada a campanha eleitoral em Piên que vai eleger no dia 17 de março os novos prefeito e vice-prefeito da cidade até o final de 2020. O mandato é curto, pouco mais de um ano e meio, mas nem por isso deixará de esquentar a política local. De um lado, João Padeiro (PSDB), com ampla coligação partidária e com uma campanha praticamente pronta, desde que perdeu a eleição em 2016 não parou. Como adversário o ex-prefeito Ney Ciupka (PDT), que ficou longe da política local, foi por anos funcionário da então Tafisa Brasil e hoje é empresário da cidade.

Piên II

Como trata-se de uma campanha relativamente curta, os candidatos terão que ter criatividade e muita disposição para que suas ideias cheguem até o eleitor. Como diferencial terão o programa gratuito de rádio, que começa já na segunda-feira. Por ter uma coligação bem maior de partidos, João Padeiro terá muito mais tempo na grade da rádio local, conforme determina a Justiça Eleitoral. Outra ferramenta importante será as redes sociais.

Piên III

O jornal O Regional, com objetivo de contribuir com a divulgação das candidaturas e pautando pela sua independência, vai enviar nos próximos dias uma entrevista para ambos os candidatos. Serão perguntas semelhantes e que possuem relação com a gestão pública municipal e o futuro da cidade. Além da nossa edição impressa, as perguntas e respostas também serão divulgadas no Caiçara Notícias. A Associção Comercial de Piên também anunciou que fará uma sabatina com os dois candidatos. Data, horário e local ainda serão divulgados.

Piên IV

A eleição fora de época em Piên vem influenciando diretamente a nova composição da prefeitura neste período de transição. Prova disso são as diversas mudanças que estão acontecendo nas principais pastas do executivo municipal. Outra novidade é a presença do segundo suplente de vereador Almir Pedro Mielke na câmara municipal. Ele assumiu nesta semana. Antonio Negrelli, que teria direito a vaga, foi para o Departamento Rodoviário da prefeitura.

Mandirituba I

Em Mandirituba também acontecem mudanças na composição da câmara municipal e nas secretárias do prefeito Luis Antonio Biscaia (PSC). O vereador Guilherme Chupel (PEN) deixa a casa legislativa para assumir a Secretaria Municipal de Transportes. No seu lugar, na câmara de vereadores, assume a suplente Marília Segala (Pros), que é do Distrito de Areia Branca dos Assis.

Mandirituba II

Um dos desafios dos poderes executivo e legislativo de Mandirituba continua sendo a interlocução com a empresa responsável pela BR 116. Até agora a concessionária não cumpriu com as obrigações homologadas em contrato e não há clareza sobre eventual cronograma de obras e investimentos na região, inclusive em relação aos trevos de acesso à cidade.

Gilson Santos e Marcelo Puppi. Foto: DivulgaçãoRMC

O presidente da Comec, Gilson Santos, recebeu nesta semana o prefeito de Campo Largo, Marcelo Puppi (Dem). No encontro falaram sobre o programa de moradias populares desenvolvido na cidade e a intenção de investimentos de um grande grupo paulista da área de residências de médio e alto padrão. A Comec é responsavel pela orientação e acompanhamento das ações de que tenham impacto no uso e ocupação do solo.

Tijucas do Sul

O prefeito de Tijucas do Sul, Cesar Matucheski (PSDB), vem atravessando o processo de impeachement instalada na câmara de vereadores com certa naturalidade. Ele destaca que os servidores envolvidos na denúncia de serviços particulares com o maquinário da prefeitura foram devidamente responsabilizados. Apoiador do deputado estadual Francisco Bührer (PSD), o prefeito tijucano espera rever a imagem rasurada com anúncio de investimentos por parte do governo estadual.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email