sábado, 13
 de 
agosto
 de 
2022

Politicando 08/07/2022

Maicon Grosskopf (REP) esteve nesta semana circulando por vários bairros e comunidades que estão recebendo investimentos e serviços do poder público municipal. Foto/Reprodução

Convenções
Boa parte dos partidos já estão programando suas convenções partidárias a partir da próxima semana. O PSD, partido do governador Ratinho Junior, já agendou para o dia 30 o evento que define oficialmente o lançamento das candidaturas proporcionais e majoritárias. Duas grandes indagações rondam o Palácio Iguaçu até lá: quem será o candidato a senador por parte da chapa de Ratinho Junior e se o candidato a vice-governador será mantido com Darci Piana ou haverá mudança.

Cassações
O Tribunal Regional Eleitoral – TRE decidiu nesta semana pela cassação dos mandatos dos deputados estaduais Luiz Fernando Guerra, Ricardo Arruda, Coronel Lee e Delegado Fernando, todos do antigo PSL. O motivo da notificação para a perda do mandato seria uma possível fraude na cota de gênero na composição da chapa para a eleição de 2018. Duas candidatas teriam sido registradas sem seus consentimentos. Todos os quatro deputados destacaram que não tiveram participação na organização das chapas e coligação e portanto vão recorrer da decisão.

Pesquisa Eleitoral I
Pesquisa eleitoral divulgada na última segunda-feira aponta a reeleição do governador Ratinho Junior (PSD) no primeiro turno em dois cenários avaliados. Para o senado, a pesquisa coloca Álvaro Dias (Podemos) na liderança, seguido do ex-juiz Sergio Moro (UB). O levantamento é do IRG Pesquisa, que ouviu 1,5 mil eleitores entre os dias 29 de junho e 3 de julho. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Pesquisa registrada no TRE com os números PR-03374-2022 e BR06776-2022.

Pesquisa Eleitoral II
No primeiro cenário, a pesquisa considerou o nome do ex-juiz Sérgio Moro para o governo do Estado. Nesta simulação, Ratinho Junior lidera com 46,4%, Roberto Requião (PT) 19,6% e Sérgio Moro com 12,9%. Considerando os votos válidos, Ratinho Junior chega a 52,73%. No segundo cenário, três nomes foram avaliados. Nesta opção, Ratinho tem 56,5% dos votos, Requião 23,5%, César Silvestre Filho (PSDB) 5,8%, e por último nenhum com 10%.

Pesquisa Eleitoral III
Na disputa pelo Senado, a pesquisa apresentou 10 candidatos, com liderança de Álvaro Dias (32%) seguido de Sérgio Moro (22%). Na disputa pela presidência da Républica os paranaense colocam Jair Bolsonaro com 45,8% das intenções de voto e Lula (PT) com 32,6%. Ciro Gomes (PDT) tem 6,1%. Os demais candidatos têm menos de 3% das intenções.

Fazenda Rio Grande
O prefeito de Fazenda Rio Grande, Marco Marcondes (Pros), anunciou nesta semana a isenção dos impostos para instituições religiosas. Segundo o prefeito, esse é um reconhecimento por conta do trabalho social que é realizado pelas entidades. A medida tem repercutido na cidade.

Piên

O prefeito de Piên, Maicon Grosskopf (REP), esteve nesta semana circulando por vários bairros e comunidades que estão recebendo investimentos e serviços do poder público municipal. Na Baixada, por exemplo, a prefeitura está com trabalho de pavimentação. No Poço Frio dos Moreira o Setor Rodoviário está readequando estradas.

PSS do Governo
O prazo para encerramento das inscrições para o PSS (Processo Seletivo Simplificado) de professores e pedagogos para rede estadual de ensino foi prorrogado para as 16 horas do dia 22 de julho. A data final era, inicialmente, ontem. Até agora mais de 65 mil pessoas já se inscreveram. A data da prova objetiva também foi adiada e, agora, acontecerá no dia 25 de setembro. Ela será aplicada simultaneamente nos municípios-sede de cada um dos 32 Núcleos Regionais de Educação. A consulta dos locais de prova estará disponível a partir de 19 de setembro.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email