sexta-feira, 29
 de 
março
 de 
2024

Politicando 07/06/2019

Prefeitos

Já tem muito prefeito animado com a hipótese de prorrogação dos mandatos atuais por mais dois anos. Ou seja, ao invés do término em dezembro de 2020, a atual gestão municipal somente se encerraria em 2022. Neste caso, haveria a tão comentada unificação das eleições nacional e estaduais com a eleição municipal. Embora reclamem da dificuldade de administrar as cidades e da escassez de recursos, grande parte dos prefeitos gosta da ideia de ganhar mais dois anos.

Chuvas

Boa parte das prefeituras da região está sofrendo com o volume de chuvas dos últimos dias e o trabalho de recuperação das estradas será intenso a partir de agora. Consequentemente, os prefeitos estão destacando que será necessária a compreensão da população. Em municípios onde o setor de obras realiza um trabalho organizado, com boa manutenção, saídas de chuvas, roçadas e correto ensaibramento, o trabalho será menos penoso.

Sessão da câmara de vereadores de Agudos do Sul. Foto: Arquivo/O RegionalAgudos do Sul

Discussões acaloradas na sessão da última segunda-feira na câmara de vereadores de Agudos do Sul. O vereador Alcidio Carvalho Gomes (MDB) apontou que alguns legisladores estariam fotografando máquinas da prefeitura em propriedades e tentando proibir a realização de serviços, acusando-os de perseguição. Jessé Zoellner (PP) rebateu dizendo que isso não condiz com a realidade e que ele, acompanhado de outros vereadores, teria apenas se dirigido ao setor rodoviário para averiguar a situação das máquinas, declarando que há coisas mais importantes com que se preocupar no município do que falsas verdades.

Quitandinha

A prefeita de Quitandinha, Maria Julia Wojcik (PSDB), esteve nesta semana em Brasília para cuidar da tramitação de uma série de projetos que dependem de liberação de recursos para serem concretizados. Segundo ela, em alguns casos os valores já foram empenhados, no entanto, não houve ainda uma sinalização por parte do atual governo de quando serão depositados os devidos valores. A expectativa é que a liberação dos recursos aconteça em breve para que algumas obras sejam iniciadas ainda este ano atendendo a importantes demandas do município.

Mandirituba I

A câmara de vereadores de Mandirituba vem dando prosseguimento aos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar possíveis casos de irregularidades praticadas no âmbito da gestão pública no município. Nesta semana, a defesa dos acusados teve acesso as acusações e terá o prazo de dez dias para protocolar versão contraditória. Nesta semana também, a Justiça atendeu a solicitação do Ministério Público e bloqueou os bens do atual prefeito, Luis Antonio Biscaia (PSC), do ex-prefeito Maciel Machadinho (PDT) e de outros quatro servidores que trabalhavam na prefeitura entre 2010 e 2011. Na época, segundo a denúncia, houve irregularidades na licitação, o que causou prejuízo ao erário em R$ 679.448,47.

Mandirituba II

Atendendo convite da direção estadual do partido Republicanos (PRB), o jovem Rodrigo Rodrigues, de Mandirituba, vai integrar a sigla nos próximos dias. Ele virá com a missão de contribuir no fortalecimento do partido para a eleição municipal e na sequência deverá anunciar novos nomes. No Paraná, o Republicanos é presidido por Valdemar Bernardo Jorge.

Governo

O governador Ratinho Junior (PSD) liberou nesta semana R$ 29 milhões para os consórcios intermunicipais de saúde. Outra notícia boa foram os números na área de segurança pública, com melhoras consideráveis. E ainda a exportação de suínos que cresceu 73% neste início de ano e há expectativa de ampliar ainda mais esse número no segundo semestre de 2019.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email