Partidos I
Reportagem dessa semana sobre o número de filiados nos municípios da região mostra algumas curiosidades e pode simbolizar reflexo do trabalho realizado pelos grupos políticos locais. Em Mandirituba, por exemplo, o ex-prefeito Antonio Machadinho tem o partido com o maior número de filiados, que é o PDT. Mas o grande destaque é o PSDB de Rio Negro, que em um ano saltou de 364 para 631 filiados. Na Lapa, embora toda a crise, o PT, partido da prefeita Leila Klenk, cresceu em número de filiados.
Partidos II
No último mês de abril foi grande a movimentação política na região. A prova disso foi o aumento do número de filiados nos partidos com diretórios nas cidades locais. Só em abril foram acrescidos mais 3.500 novos inscritos nas siglas partidárias dos dez municípios da região. O PSDB passou para a segunda colocação com o maior número de filiados.
Lapa
A intenção do presidente do PSD da Lapa, Mansur Daou, de fortalecer um terceiro grupo no município para disputar a eleição desse ano ainda não emplacou. Ele alimenta esperança de ver num mesmo palanque o ex-prefeito Miguel Batista (Dem) com Joacir Gonçalves (PPS) e Ruy da Farmácia (PSB). O grupo seria formado por PSD, PSB, PSDB, PPS, PHS e DEM.
Piên
Tanto o grupo do prefeito Gilberto Dranka (PSD), que representa a situação, como também o grupo do empresário João Padeiro (PSDB), que é a oposição, consideram positiva a tentativa de uma terceira via na disputa política em Piên. Eles acreditam que a iniciativa de quatro vereadores em criar uma terceira candidatura será importante no processo político local. Nos bastidores, porém, comenta-se que o anúncio da terceira via é “jogada” eleitoral.
Mandirituba
Já tem muitos dias que o pré-candidato a prefeito em Mandirituba, o ex-deputado Geraldo Cartário, não é visto na cidade. Consequentemente, já se coloca em dúvida se a candidatura vai mesmo se confirmar. Nos últimos anos tem sido comum esse distanciamento de Cartário do município, fato que será explorado pelos demais candidatos durante a campanha. Os adversários acreditam que podem se beneficiar com o fato de residirem na cidade e manter estreita e contínua relação com a população local.
Agudos do Sul
A disputa eleitoral para a eleição municipal em Agudos do Sul continua amplamente aberta e novos nomes podem surgir como opção para o eleitorado local. Jair Hubel (PSB), profissional da saúde, é uma das opções do grupo da situação para candidatura majoritária. Quem também pode aparecer como opção para a disputa de prefeito ou vice-prefeito é Sueli Terezinha de Oliveira (PP).
Campo do Tenente I
Vem sendo dado como certo em Campo do Tenente que o prefeito Jorginho Quege (PMDB) vai convidar o empresário Cleomar Komarcheski (PPS) para compor chapa majoritária na disputa eleitoral desse ano. Quege procura não antecipar o debate eleitoral, mas não esconde o interesse de continuar na direção do poder público por mais um mandato.
Campo do Tenente II
No próximo dia 30 de junho o prefeito Jorginho Quege vai entregar a população tenenteana um pacote de obras que soma mais R$ 3 milhões de investimentos. Trata-se de pavimentação na Vila Esperança, pista de skate, miniginásio da escola Gunther Urban, unidade de saúde do bairro Lageado e sede da prefeitura.
Quitandinha
Comentários em Quitandinha de que o padre Mario Kovalczyk estaria sendo convidado para disputar as eleições deste ano movimentou parte da comunidade. Boato ou não, muita gente comentou o assunto. Por parte da diocese, a orientação é que todos os religiosos com função na igreja devem deixar temporariamente suas funções caso tenham interesse em concorrer a cargo público.