segunda-feira, 27
 de 
setembro
 de 
2021

Politicando 06/08/2021

Pedágio. Foto: Arquivo O Regional

Pedágios

As tarifas de pedágio poderão ter redução de até 50% no Paraná, com expectativa até de ultrapassar esse patamar na disputa da nova concessão. Esse cálculo, elaborado em conjunto entre o Governo do Estado e a União, pode derrubar o valor cobrado atualmente em algumas praças pela metade, com garantia de execução das obras previstas no edital de concessão. Trata-se de um dos temas mais debatidos nas últimas décadas, mas que até hoje não teve nenhum resultado positivo em favor da população. Há agora uma expectativa real e positiva.

Piên

O presidente da Comec do Governo do Estado, Gilson Santos, deverá voltar a cidade de Piên nas próximas semanas com uma proposta referente a implantação do serviço do transporte coletivo metropolitano para o município. A notícia, dada nesta semana, após reunião com o prefeito Maicon Grosskopf (Rep) e vereadores, repercutiu positivamente junto à população local.

Prefeitos

E na próxima quarta-feira, o presidente da Comec, Gilson Santos, estará na cidade da Lapa, onde fará reunião conjunta com os prefeitos Diego Ribas (PSD), o anfitrião, Antonio Mostarda (PSL), de Contenda, e Marcos Zanetti (PSD), de Balsa Nova. A pauta será sobre projetos de infraestrutura que podem influenciar no desenvolvimento das três cidades.

Água

Com a permanência da estiagem em todas as regiões paranaenses, o Governo do Estado resolveu estender para todo o Paraná a situação de emergência hídrica, que até então era válida apenas para a Região Metropolitana de Curitiba e o Sudoeste. O novo decreto foi assinado ontem pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e é válido por 90 dias. Municípios da Região Metropolitana correm risco de falta de água e novos rodízios.

Lapa

O prefeito da Lapa, Diego Ribas, recebeu os representantes do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Planalto Paranaense Rodrigo Querubin e Eduardo Braga. O encontro teve como objetivo tratar através da colaboração mútua do poder público e a associação por melhorias no entorno do Parque de Exposições e Eventos do município. A entidade pretende realizar eventos de exposição morfológica utilizando a estrutura física do Parque e da sede da associação.

Campo do Tenente

O prefeito de Campo do Tenente, Weverton Vizentin (PSL), informou que o secretário de Estado da Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, assinou convênio que prevê a liberação de 1,8 milhão de reais para pavimentação de seis quilômetros da estrada da localidade do Buriti. Vizentin destacou que a obra será uma importante conquista e vai contribuir no escoamento da agricultura e no dia-a-dia da população da comunidade.

Pandemia I

Com o objetivo de contribuir no enfrentamento eficaz à pandemia da Covid-19, o Tribunal de Contas disponibiliza ao governo estadual e aos 399 municípios do Paraná uma tabela com referências de preços de produtos utilizados no enfrentamento à doença. A pesquisa inclui os principais itens de proteção dos profissionais de saúde, como álcool, máscaras e luvas. Atualizada bimestralmente, a planilha está disponível para consulta aos gestores públicos.

Pandemia II

Segundo o coordenador-geral de Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Rafael Ayres, com o surgimento da pandemia e a necessidade de exercer o acompanhamento concomitante do alto volume de contratações públicas na área da saúde, houve a necessidade desse referencial de preços, para exercer o trabalho do órgão com celeridade e oferecer maior transparência às entidades fiscalizadas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email