terça-feira, 23
 de 
abril
 de 
2024

Politicando 05/12/2014

Governo I
O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), anunciou nesta semana cinco nomes da sua próxima equipe. Dois são novidades e três deles serão mantidos no cargo. As novidades são Mauro Ricardo Costa na Secretaria da Fazenda e o deputado federal Fernando Francischini (SD) na Secretaria de Segurança. E Beto vai manter da atual gestão Michelle Caputo, na Saúde, Paulino Viapiana, na Cultura, e Norberto Ortigara, na Agricultura. Nas próximas semanas novos nomes devem ser anunciados. A grande curiosidade é o anúncio para a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano – Sedu.
Governo II
Em relação aos anúncios promovidos pelo governador, os prefeitos da região ficam bastante atentos para as pastas de Segurança, Saúde, Educação e Desenvolvimento Urbano. É na Saúde, por exemplo, que os prefeitos conseguem auxílio para manter seus hospitais, na Sedu o dinheiro para asfalto, novas creches e escolas e na segurança a possibilidade de mais policiais militares, delegados e investigadores. Sendo assim, vale muito a participação do deputado estadual escolhido para representar o município.
Associação de municípios
Até o próximo mês de fevereiro as duas associações de municípios que envolvem os prefeitos da região vão escolher seus futuros presidentes, Amsulep e Assomec. Nos bastidores, é grande a preocupação por conta das escolhas e do futuro das entidades. Muitos acham que dependendo de quem assuma corre-se o risco de empobrecimento na pauta e queda no quórum de participação.
Eleição
Até o fim do mês, boa parte das câmaras municipais deverão eleger suas mesas diretoras para os próximos dois anos e há casos de ampla disputa. O presidente do legislativo, além de dirigir o orçamento da casa, pode escolher os funcionários. Ou seja, tem um poder bem acima dos demais colegas da casa. E cabe ao presidente subir nos palanques, fazer uso da palavra e até representar o prefeito, havendo até a possibilidade de assumir a prefeitura do município.
Consórcio do lixo
Nesta semana foi realizada na prefeitura de Curitiba mais uma reunião do Consórcio Intermunicipal de Lixo. Atualmente, todos os municípios enviam seus resíduos para o aterro privado existente em Fazenda Rio Grande. Agora, existe intenção da Sanepar na construção de pelos menos quatro plantas de recebimento de lixo em Curitiba e região metropolitana. O objetivo seria reduzir o percurso de transporte do lixo e com isso minimizar o custo para as prefeituras que compõem o consórcio.
Campo do Tenente
Com a possível ida do ex-governador Orlando Pessuti (PMDB) para a secretária de Estado da Agricultura, cogitou-se nas últimas semanas a presença do ex-prefeito de Campo do Tenente, Celso Wenski (PMDB), na equipe de Pessuti no governo estadual. No entanto, Wenski declarou nesta semana que não pretende deixar a Secretaria de Administração e Finanças do município. “Quero ficar aqui e torço para que tenhamos um ano de 2015 melhor”, comentou Wenski.
Agudos do Sul
O prefeito de Agudos do Sul, Antonio da Luz (PP), está convocando a população, comerciantes e lideranças locais para uma audiência que será realizada na tarde de hoje, a partir das 16 horas, na sede da câmara de vereadores. O encontro contará com a presença do delegado da Polícia Civil de Fazenda Rio Grande, Fábio Machado e demais autoridades do setor. Na pauta, ações que possam máximizar a segurança pública no município.
Piên
Taxinha Ramos (PT)/Foto:O Regional
O vereador e presidente da câmara de Piên, Taxinha Ramos (PT) (foto), deverá se candidatar a reeleição para dirigir a casa. Pesa ao seu favor o bom relacionamento com os vereadores, amplo diálogo com a sociedade, administração enxuta das finanças da casa e a relação direta com o governo federal através do deputado Toninho Wandscheer (PT). Do outro lado postula Arlindo Machado (PDT), que comenta já ter 4 votos na disputa.
Fazenda Rio Grande
Um projeto curioso de autoria dos deputados estaduais Francisco Bührer e Valdir Rossoni (PSDB) foi aprovado na Assembléia Legislativa do Paraná. O documento intitula o município de Fazenda Rio Grande de “Capital Estadual do Pneu”. O projeto seria um pleito dos vereadores após a instalação na cidade da fábrica da Sumitomo Rubber, 5º maior produtor de pneus no mundo e que está gerando 900 empregos em Fazenda Rio Grande.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email