sábado, 30
 de 
novembro
 de 
2024

Politicando 05/12/2014

Governo I
O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), anunciou nesta semana cinco nomes da sua próxima equipe. Dois são novidades e três deles serão mantidos no cargo. As novidades são Mauro Ricardo Costa na Secretaria da Fazenda e o deputado federal Fernando Francischini (SD) na Secretaria de Segurança. E Beto vai manter da atual gestão Michelle Caputo, na Saúde, Paulino Viapiana, na Cultura, e Norberto Ortigara, na Agricultura. Nas próximas semanas novos nomes devem ser anunciados. A grande curiosidade é o anúncio para a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano – Sedu.
Governo II
Em relação aos anúncios promovidos pelo governador, os prefeitos da região ficam bastante atentos para as pastas de Segurança, Saúde, Educação e Desenvolvimento Urbano. É na Saúde, por exemplo, que os prefeitos conseguem auxílio para manter seus hospitais, na Sedu o dinheiro para asfalto, novas creches e escolas e na segurança a possibilidade de mais policiais militares, delegados e investigadores. Sendo assim, vale muito a participação do deputado estadual escolhido para representar o município.
Associação de municípios
Até o próximo mês de fevereiro as duas associações de municípios que envolvem os prefeitos da região vão escolher seus futuros presidentes, Amsulep e Assomec. Nos bastidores, é grande a preocupação por conta das escolhas e do futuro das entidades. Muitos acham que dependendo de quem assuma corre-se o risco de empobrecimento na pauta e queda no quórum de participação.
Eleição
Até o fim do mês, boa parte das câmaras municipais deverão eleger suas mesas diretoras para os próximos dois anos e há casos de ampla disputa. O presidente do legislativo, além de dirigir o orçamento da casa, pode escolher os funcionários. Ou seja, tem um poder bem acima dos demais colegas da casa. E cabe ao presidente subir nos palanques, fazer uso da palavra e até representar o prefeito, havendo até a possibilidade de assumir a prefeitura do município.
Consórcio do lixo
Nesta semana foi realizada na prefeitura de Curitiba mais uma reunião do Consórcio Intermunicipal de Lixo. Atualmente, todos os municípios enviam seus resíduos para o aterro privado existente em Fazenda Rio Grande. Agora, existe intenção da Sanepar na construção de pelos menos quatro plantas de recebimento de lixo em Curitiba e região metropolitana. O objetivo seria reduzir o percurso de transporte do lixo e com isso minimizar o custo para as prefeituras que compõem o consórcio.
Campo do Tenente
Com a possível ida do ex-governador Orlando Pessuti (PMDB) para a secretária de Estado da Agricultura, cogitou-se nas últimas semanas a presença do ex-prefeito de Campo do Tenente, Celso Wenski (PMDB), na equipe de Pessuti no governo estadual. No entanto, Wenski declarou nesta semana que não pretende deixar a Secretaria de Administração e Finanças do município. “Quero ficar aqui e torço para que tenhamos um ano de 2015 melhor”, comentou Wenski.
Agudos do Sul
O prefeito de Agudos do Sul, Antonio da Luz (PP), está convocando a população, comerciantes e lideranças locais para uma audiência que será realizada na tarde de hoje, a partir das 16 horas, na sede da câmara de vereadores. O encontro contará com a presença do delegado da Polícia Civil de Fazenda Rio Grande, Fábio Machado e demais autoridades do setor. Na pauta, ações que possam máximizar a segurança pública no município.
Piên
Taxinha Ramos (PT)/Foto:O Regional
O vereador e presidente da câmara de Piên, Taxinha Ramos (PT) (foto), deverá se candidatar a reeleição para dirigir a casa. Pesa ao seu favor o bom relacionamento com os vereadores, amplo diálogo com a sociedade, administração enxuta das finanças da casa e a relação direta com o governo federal através do deputado Toninho Wandscheer (PT). Do outro lado postula Arlindo Machado (PDT), que comenta já ter 4 votos na disputa.
Fazenda Rio Grande
Um projeto curioso de autoria dos deputados estaduais Francisco Bührer e Valdir Rossoni (PSDB) foi aprovado na Assembléia Legislativa do Paraná. O documento intitula o município de Fazenda Rio Grande de “Capital Estadual do Pneu”. O projeto seria um pleito dos vereadores após a instalação na cidade da fábrica da Sumitomo Rubber, 5º maior produtor de pneus no mundo e que está gerando 900 empregos em Fazenda Rio Grande.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email