sexta-feira, 19
 de 
abril
 de 
2024

Politicando 05/02/2021

Sem feriadão

O Governo do Paraná suspendeu todas as festas ou eventos comemorativos de Carnaval. E também não haverá feriadão prolongado. Com a decisão, todos os órgãos da administração pública estadual direta e indireta terão expediente normal nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro. Algumas prefeituras vão seguir a determinação do Estado.

Pedágio

O Governo Federal vai assumir a licitação dos novos contratos com as empresas de pedágio no Paraná. Moradores da Lapa e cidades vizinhas aguardam sobre a definição da nova concessão e a possibilidade de redução da tarifa cobrada na praça entre Lapa e Contenda. O valor cobrado pela atual concessionária é um dos mais caros do país. A população aguarda também que as lideranças políticas locais se mobilizem com o tema.

Agudos do Sul

A grande expectativa em Agudos do Sul é referente a data da possível nova eleição no município. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está definindo um calendário das eleições suplementares neste ano. Outra curiosidade é em relação a formação dos grupos para disputar o novo pleito municipal, levando em conta a possibilidade de nomes novos e fora dos grupos tradicionais.

Diretor-presidente da Comec, Gilson Santos, e o vereador Monza Oliveira, de Agudos do Sul. Foto: DivulgaçãoComecDiretor-presidente da Comec, Gilson Santos, e Dilson Damas e Chico Lemos, de Quitandinha. Foto: Divulgação

Nesta semana o presidente da Comec, Gilson Santos, recebeu em reunião o vereador Monza Oliveira (Pros) de Agudos do Sul e também as lideranças comunitárias de Quitandinha Dilson Damas e Chico Lemos. Na pauta, temas locais de interesse da população nas áreas de transporte e loteamentos.
Piên I
O prefeito de Piên, Maicon Grosskopf (Rep), informou ontem que a folha de pagamento de pessoal do mês de janeiro vai fechar em 47% do orçamento. O que demonstra um grande esforço e ótima gestão do gasto com funcionalismo. O teto fixado pela Lei é de 54%. O limite prudencial é de 51,3% e acima de 48,6% é o limite de alerta. A nova gestão em Piên está dentro de toda legalidade.

Piên II
A impressão da primeira sessão ordinária da câmara de vereadores deu sinais de que os trabalhos da casa deverão ser conduzidos de forma ordeira, pode-se dizer diferente do que foi visto nos últimos anos, quando as reuniões eram marcadas principalmente por muito desentendimento entre os parlamentares.

O presidente da câmara de vereadores de Tijucas do Sul, Ricardo Oliveira. Foto: Arquivo/O RegionalTijucas do Sul

Na sessão legislativa da última terça-feira em Tijucas do Sul, o presidente da câmara, Ricardo Oliveira (Pros), apresentou um anteprojeto de lei para implantação do programa “Eu te desafio”, que tem como objetivo incentivar a realização de atividades físicas de forma virtual neste período de pandemia. Segundo ele, a iniciativa, com acompanhamento de profissional à distância, visa proporcionar, de forma segura, a prática de exercícios como corrida, caminhada, ciclismo, entre outros.

Assédios

Não se pode generalizar, mas em algumas prefeituras a perseguição política acontece muitas vezes em decorrência do que o funcionário defende como ideal, seja por questões partidárias, sindicais ou até mesmo religiosas. O Ministério Público informa que há diversos canais para que denúncias sejam realizadas, e os responsáveis estão sujeitos a responder por ato de improbidade administrativa que poderá ocasionar na perda da função pública e suspensão dos direitos políticos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email