quinta-feira, 25
 de 
abril
 de 
2024

Politicando 04/10/2019

Conselho Tutelar

Em muitas cidades da região a eleição para Conselheiro Tutelar parece muito com a disputa para as vagas de vereadores, seja pela movimentada campanha e o acirramento da concorrência. E, consequentemente, há o envolvimento de muitos vereadores que procuram “ajudar” agora para garantir o apoio nas suas próprias eleições.

Prefeituras

O Ministério Público Estadual do Paraná continua fazendo pente fino nas prefeituras. Nesta semana, mandou suspender os concursos públicos de Teixeira Soares, São Miguel do Iguaçu e Mangueirinha por suspeita de irregularidades e fraude. E emitiu recomendação a prefeitura de Nova Esperança do Sudoeste para que promova a revisão das gratificações concedidas aos servidores públicos municipais.

Lapa I

Moradores da Lapa passaram a receber nesta semana um link que remete para uma pesquisa eleitoral virtual. Muitos comentam que a iniciativa é feita por um dos próprios pretendentes e teria como objetivo demonstrar força diante dos demais grupos políticos da cidade. Mesmo sendo uma “espécie de brincadeira” já é um sinal de que o período eleitoral na cidade começou a ganhar espaço.

Maurício Scandelari. Foto: DivulgaçãoLapa II

Por falar na Lapa, o advogado Maurício Scandelari conduziu a formação do partido Republicanos no município. Com três deputados eleitos na última eleição do Paraná, o Republicanos pretende lançar candidato a prefeito no maior número de cidades possíveis. Segundo Scandelari, o partido vai se colocar na eleição majoritária lapeana e dois nomes já foram convidados para este desafio.

Fazenda Rio Grande

Os dois candidatos da oposição em Fazenda Rio Grande, Doutor Nassib (PSL) e Ricardo Miranda (PSB) vão levar a campanha até o pré-período eleitoral, mas já sabendo que a divisão de forças poderá favorecer diretamente quem for o escolhido do grupo que atualmente administra a prefeitura. Soma-se a isso o fato de que o candidato da situação deverá ter expressivo respaldo de importantes integrantes do governo estadual.

Campo do Tenente

O prefeito de Campo do Tenente, Jorge Quege (MDB), subiu o tom em relação aos questionamentos apresentados pelos moradores do bairro Lageado quanto as obras de pavimentação asfáltica que estão sendo realizadas. Durante a sessão da câmara de vereadores, foram feitos diversos apontamentos aos engenheiros, sugerindo risco a qualidade da obra. Quege garantiu que os trabalhos seguirão conforme o projeto e disse ainda que os grupos políticos já atuam nos bastidores para desestabilizar a sua gestão.

Mandirituba I

O prefeito de Mandirituba, Luis Antonio Biscaia (PSC), deu início a trabalhos de pavimentação asfáltica no município utilizando-se de recursos próprios da prefeitura e mão de obra local. Sem necessidade de licitação, garantiu o ganho de tempo e também de economia. Inicialmente, os investimentos acontecerão no Distrito de Areia Branca dos Assis. A intenção é ampliar para outros bairros.

Mandirituba II

O presidente do Sindicato Rural de Mandirituba, Júlio Carvalho, está ingressando no Pros do deputado federal Toninho Wandscheer. Já se especula que ele poderá ser o candidato a prefeito do grupo ligado a Wandscheer no município. Neste caso, o vereador e presidente da câmara, Fernando Teixeira, disputaria novamente uma das cadeiras no legislativo.

Piên

Faleceu nesta semana o ex-prefeito de Piên, Orlando Dranka, aos 72 anos de idade. Dranka foi governante do município por dois mandatos, o primeiro entre 1983 e 1988 e o segundo de 1997 até 2000. A prefeitura decretou luto oficial por três dias.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email