terça-feira, 22
 de 
junho
 de 
2021

Pinga Pinga 04/10/2019

Inicia na próxima quarta-feira o Tríduo em preparação a Romaria de Nossa Senhora Aparecida em Palmitos, Agudos do Sul. No primeiro dia quem preside a celebração é o Padre Braz, no segundo dia padre Hélio e no terceiro dia o padre Thiago.

No dia 12 acontece a tradicional Romaria que passará por 12 comunidades pelo interior de Agudos do Sul. A saída acontece às 7 horas da comunidade de Palmitos e retorna às 18 horas para a missa de encerramento, onde neste ano, está confirmada a presença do bispo diocesano Dom Celso Machiori.

A Secretaria de Estado da Educação divulgou, na última semana, o calendário escolar para o ano letivo de 2020. O cronograma, elaborado conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e com a Deliberação nº 02/2018, garante os 200 dias letivos, com início das aulas em 5 de fevereiro e encerramento em 17 de dezembro.

Uma das novidades no calendário é que ele será organizado em trimestres em todas as escolas estaduais, padronizando os períodos de avaliação para toda a rede estadual. A mudança foi definida após consulta pública realizada pela Secretaria com servidores, estudantes e membros da comunidade escolar.

O calendário prevê ainda realização de dias de estudo e planejamento. Os educadores terão seis dias dedicados ao planejamento das aulas e demais atividades. Os dias de estudo estão previstos para 3 e 4 de fevereiro, 15 de maio, 20 e 21 de julho e 11 de setembro.

Os três trimestres letivos terão início nos dias 5 de fevereiro, 16 de maio e 12 de setembro. Houve ainda mudanças quanto ao recesso escolar de julho, que contará com duas semanas completas, iniciando em 6 de julho e com término em 19 de julho, e retorno das aulas no dia 22 de julho.

A cidade de Quitandinha, por meio do Departamento de Cultura de Quitandinha, recebeu, na última semana, a 7ª Reunião Ordinária do Fórum dos Gestores de Cultura da Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

O encontro contou com representantes da Cultura de 21 municípios, da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e das Secretarias da Cultura e de Planejamento e Projetos Estruturantes do Estado do Paraná.

O presidente do Fórum de Cultura da RMC e gerente de Cultura de Quitandinha, Fernando Cordeiro, mediou a reunião, na qual foram discutidos assuntos relacionados ao setor e definidas as pautas que serão levadas na Audiência Pública da Comissão de Cultura da Alep, no próximo dia 18, em Maringá.

Entre as reivindicações, estão a implantação do sistema estadual de cultura, a regulamentação do fundo estadual de cultura, a exigência da criação de fundos, sistemas e conselhos em cada município.

A Secretaria de Assistência Social e Defesa Civil de Piên, por meio da equipe técnica do Programa Família Acolhedora, realizou nesta semana, uma capacitação para as famílias acolhedoras do município. A equipe técnica é composta pela psicóloga e coordenadora, Tatiane Katzer, pela advogada Kátia Nenevê, e pela assistente social, Luz Marina Nader.

A palestra foi ministrada pela assistente social, Bel Bittencourt, com o tema ‘Família Acolhedora: os vínculos afetivos no cotidiano do acolhimento familiar’. Conforme Tatiane Katzer, o referido serviço completou 12 anos e atualmente conta com cinco famílias, sendo que mais três já foram selecionadas e aguardam a capacitação.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Carla Mendes, as capacitações continuadas são pré-requisito para as famílias acolhedoras permanecerem no serviço e estão previstas na lei municipal 1025/2009, bem como em todas as orientações técnicas.

Entrega de CDI em Piên. Foto: Arquivo/O RegionalEm cerimônia realizada na última terça-feira, 86 jovens de Piên, que completam 18 anos em 2019, receberam na última terça-feira o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), documento que comprova que o cidadão se alistou ao serviço militar, mas foi dispensado por alguma razão.

O evento foi realizado no ginásio de esportes Claudio de Oliveira Mendes e reuniu autoridades municipais, estaduais e militares, além de familiares dos jovens, alunos da Apae e da escola Marciano de Carvalho e o público em geral.

Na oportunidade, houve a arrecadação de um quilo de alimento doados pelos rapazes dispensados do serviço militar. As doações foram destinadas à Apae do município.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email