segunda-feira, 25
 de 
novembro
 de 
2024

Politicando 04/10/2019

Conselho Tutelar

Em muitas cidades da região a eleição para Conselheiro Tutelar parece muito com a disputa para as vagas de vereadores, seja pela movimentada campanha e o acirramento da concorrência. E, consequentemente, há o envolvimento de muitos vereadores que procuram “ajudar” agora para garantir o apoio nas suas próprias eleições.

Prefeituras

O Ministério Público Estadual do Paraná continua fazendo pente fino nas prefeituras. Nesta semana, mandou suspender os concursos públicos de Teixeira Soares, São Miguel do Iguaçu e Mangueirinha por suspeita de irregularidades e fraude. E emitiu recomendação a prefeitura de Nova Esperança do Sudoeste para que promova a revisão das gratificações concedidas aos servidores públicos municipais.

Lapa I

Moradores da Lapa passaram a receber nesta semana um link que remete para uma pesquisa eleitoral virtual. Muitos comentam que a iniciativa é feita por um dos próprios pretendentes e teria como objetivo demonstrar força diante dos demais grupos políticos da cidade. Mesmo sendo uma “espécie de brincadeira” já é um sinal de que o período eleitoral na cidade começou a ganhar espaço.

Maurício Scandelari. Foto: DivulgaçãoLapa II

Por falar na Lapa, o advogado Maurício Scandelari conduziu a formação do partido Republicanos no município. Com três deputados eleitos na última eleição do Paraná, o Republicanos pretende lançar candidato a prefeito no maior número de cidades possíveis. Segundo Scandelari, o partido vai se colocar na eleição majoritária lapeana e dois nomes já foram convidados para este desafio.

Fazenda Rio Grande

Os dois candidatos da oposição em Fazenda Rio Grande, Doutor Nassib (PSL) e Ricardo Miranda (PSB) vão levar a campanha até o pré-período eleitoral, mas já sabendo que a divisão de forças poderá favorecer diretamente quem for o escolhido do grupo que atualmente administra a prefeitura. Soma-se a isso o fato de que o candidato da situação deverá ter expressivo respaldo de importantes integrantes do governo estadual.

Campo do Tenente

O prefeito de Campo do Tenente, Jorge Quege (MDB), subiu o tom em relação aos questionamentos apresentados pelos moradores do bairro Lageado quanto as obras de pavimentação asfáltica que estão sendo realizadas. Durante a sessão da câmara de vereadores, foram feitos diversos apontamentos aos engenheiros, sugerindo risco a qualidade da obra. Quege garantiu que os trabalhos seguirão conforme o projeto e disse ainda que os grupos políticos já atuam nos bastidores para desestabilizar a sua gestão.

Mandirituba I

O prefeito de Mandirituba, Luis Antonio Biscaia (PSC), deu início a trabalhos de pavimentação asfáltica no município utilizando-se de recursos próprios da prefeitura e mão de obra local. Sem necessidade de licitação, garantiu o ganho de tempo e também de economia. Inicialmente, os investimentos acontecerão no Distrito de Areia Branca dos Assis. A intenção é ampliar para outros bairros.

Mandirituba II

O presidente do Sindicato Rural de Mandirituba, Júlio Carvalho, está ingressando no Pros do deputado federal Toninho Wandscheer. Já se especula que ele poderá ser o candidato a prefeito do grupo ligado a Wandscheer no município. Neste caso, o vereador e presidente da câmara, Fernando Teixeira, disputaria novamente uma das cadeiras no legislativo.

Piên

Faleceu nesta semana o ex-prefeito de Piên, Orlando Dranka, aos 72 anos de idade. Dranka foi governante do município por dois mandatos, o primeiro entre 1983 e 1988 e o segundo de 1997 até 2000. A prefeitura decretou luto oficial por três dias.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email