quarta-feira, 24
 de 
abril
 de 
2024

Politicando 04/03/2016

Janela I
É grande a expectativa da mudança de partidos de algumas lideranças políticas do Estado nos próximos dias. Durante este mês está aberta a chamada “janela” para troca de sigla sem perda de mandato. Nesta semana, o presidente nacional do PSD e atual ministro das Cidades, Gilberto Kassab, convidou o deputado estadual e secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior (PSC), para se filiar ao PSD. Junto do convite vem a garantia de candidatura ao governo do estado em 2018. O PSD tem espaço de tempo de televisão e rádio bem superior ao PSC.
Janela II
A possível ida de Ratinho Junior do PSC para o PSD movimenta a política em todo o Paraná, inclusive aqui na região. Em alguns municípios PSC e PSD são adversários. Alguns pré-candidatos a prefeito já temem perder o apoio de Ratinho Junior na eleição municipal se a mudança para o PSD se confirmar.
Janela II
Ainda dentro do prazo da “janela” de desfiliação e filiação é provável que ocorram mudanças dentro do PMDB. Deputados que apoiam o governo Beto Richa (PSDB) e enfrentam a resistência do senador Roberto Requião (PMDB) tendem a deixar o partido. O nome mais forte neste movimento é do deputado estadual Alexandre Cury (PMDB). Um dos destinos possíveis é o PTB.
Mandirituba
Com grande interesse em compor chapa majoritária na eleição desse ano, o vereador de Mandirituba, Zé Luiz (PSD), até então, mantem frequente contato com o pré-candidato o ex-deputado Geraldo Cartário (Pros). Zé Luiz está no terceiro mandato na câmara municipal e já ensaiou por mais de uma vez candidatura a prefeito e vice-prefeito. Num passado recente, Zé Luiz foi um dos principais aliados do ex-prefeito Antonio Machadinho (PDT).
Agudos do Sul
Até o atual momento o município da região com maior número de pré-candidatos a prefeito é Agudos do Sul. Inclusive, a cidade tem tradição política de lançar de três a cinco candidatos na disputa pela prefeitura. Nas últimas semanas, pelo menos seis nomes manifestaram a esta coluna a intenção de disputar a sucessão de Antonio Gonçalves da Luz (PP). E há um equilíbrio de número de pré-candidatos da situação e oposição.
Tijucas do Sul I
Prefeito de Tijucas do Sul, Altair Gringo (PP). Foto: DivulgaçãoEm Tijucas do Sul, a ordem do prefeito Altair Gringo  (PP), é de que os secretários municipais e diretores de departamentos ampliem o diálogo com os vereadores. Segundo ele, é importante estar em sintonia com a casa legislativa, principalmente no atendimento as demandas da população e explicações sobre temas importantes e projetos e serviços desenvolvidos pelo município. No ano passado, a câmara municipal devolveu à prefeitura R$ 500 mil. O recurso foi usado na compra de imóvel da PUC-PR.
Tijucas do Sul II
O prefeito Altair Gringo encomendou recentemente pesquisa de opinião pública para avaliar a gestão. As áreas de educação, saúde, assistência social e agricultura estão bem avaliadas e no geral a atual administração tem 68% de aprovação da população. Segundo o prefeito, o desafio agora é a manutenção dos serviços e projetos desenvolvidos, levando em consideração que o cenário é de crise e queda frequente dos repasses dos governos estadual e federal.
Agricultura
O deputado estadual Antonio Anibelli (PMDB) coordenou nesta semana um encontro do Bloco Parlamentar da Agricultura Familiar sobre “Cadeia Produtiva do Frango de Corte na Região Metropolitana”. Prejudicados com a falência de frigoríficos, os agricultores receberam informações sobre culturas que podem ser trabalhadas como alternativa a produção de frango. O evento contou com a participação do secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara. Para Anibelli, é função do parlamentar abrir esses espaços de debate e apontar caminhos na defesa da promoção do emprego e renda no campo.
Filiação
Amanhã o Partido Verde (PV) faz oficialmente a filiação do senador Álvaro Dias. O evento, que acontece em Curitiba, deverá reunir lideranças de várias regiões do estado. A expectativa é que até o próximo dia 2 de abril outros importantes nomes da política paranaense se juntem a Álvaro Dias no PV.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email