segunda-feira, 4
 de 
julho
 de 
2022

Politicando 02/10/2015

Reforma I
A divulgação da chamada mini-reforma política foi o grande assunto nesta semana. Ao mesmo tempo que muita gente comemorou as alterações, existe uma certa preocupação com o entendimento que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai dar a matéria. Há chances do TSE considerar a mini-reforma inconstitucional e com isso anular as mudanças propostas para a eleição do próximo ano. As principais alterações ficam para o período de filiações e tempo da campanha eleitoral.
Reforma II
Pelo novo texto o tempo de campanha fica para apenas 40 dias. As convenções partidárias poderão ser feitas até 5 de agosto e os registro de candidaturas até 15 de agosto, ou seja, a campanha só começa a partir desta data. Outra mudança importante é o tempo para filiação, que diminui de 1 ano para 6 meses. No entanto, com medo da inconstitucionalidade da reforma, muitos pré-candidatos estão decidindo por já fazer a filiação.
Reforma III
Há ainda outra alteração muito significativa na mini-reforma anunciada nesta semana pela presidência. Trata-se da doação financeira para a campanha eleitoral. A princípio, está proibida a doação de pessoas jurídicas. Serão aceitas apenas as doação de pessoas físicas com limite de 10% do rendimento bruto.
Piên
O prefeito de Piên, Gilberto Dranka (PSD), destaca que a prefeitura manteve nos últimos meses importantes obras com recursos próprios enquanto suportou atraso de repasses dos governos estadual e federal. Segundo ele, manter obras e serviços só foi possível graças a boa administração dos recursos e o esforço da equipe. A preocupação agora é com a recuperação da economia.
Mandirituba I
Já o prefeito Onildo Gelatti vem trabalhando em duas frentes, na esfera política pretende fortalecer o Partido Progressista (PP) no qual se filiou recentemente e no âmbito da administração pública pediu que a equipe amplie a divulgação das ações desenvolvidas com recursos próprios da prefeitura. Ele relata que mesmo diante da crise que afeta todas as prefeituras do país, nenhum serviço foi interrompido no município.
Mandirituba II
Consciente do momento que o município atravessa e as inúmeras incertezas em relação a eleição do próximo ano, o ex-prefeito Antonio Machadinho (PDT) afirmou que não vai fechar portas para dialogar sobre o futuro da cidade, desde que sejam conversas com pessoas interessadas no bem da população. Segundo ele, Mandirituba precisa dar um salto de desenvolvimento e recuperar o tempo perdido na comparação com os municípios vizinhos.
Quitandinha
Muitas lideranças ligadas ao grupo político que administra a prefeitura de Quitandinha nos últimos dez anos avalia ser necessário até o final do ano uma posição do atual prefeito, Márcio Rato (PMDB), sobre sua eventual candidatura a reeleição. Nos bastidores há comentário de que o prefeito não teria interesse num segundo mandato. Sendo assim, o grupo precisa trabalhar outro nome com potencial de voto e condições de disputar a eleição majoritária.
Altair Gringo em reunião com o superintendente da Funasa/Foto: DivulgaçãoTijucas do Sul I
O prefeito de Tijucas do Sul, Altair Gringo (PP), recebeu recentemente o superintendente estadual da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Cesar Seleme, com quem mantem amizade por longa data. Na oportunidade trataram de demandas do município que podem ser atendidas pela entidade. Na última quarta-feira, o próprio prefeito foi até Curitiba para entregar ao superintendente projetos da cidade.
Tijucas do Sul II
As reuniões da câmara de vereadores de Tijucas do Sul continuam movimentadas. O vereador Tute Camargo (PP) vem cobrando a implantação de lombadas em frente às escolas, o vereador Manoel Maneco (PT) lembrou da necessidade de recomposição de lâmpadas da iluminação pública, investimento fundamental na segurança da comunidade. Ainda na sessão dessa semana, o vereador Claudio Martins (PSDB) alertou sobre a revisão do regimento interno da casa e a importância de promover avanços no documento. Para o presidente do legislativo, Zé Antonio (PT), é importante que as reuniões sejam produtivas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email