domingo, 7
 de 
agosto
 de 
2022

Politicando 02/09/2016

Lapa
Lançamento da campanha de Marcelo Batista (PSDB), na Lapa. Foto: DivulgaçãoO candidato a prefeito na Lapa, Marcelo Batista (PSDB), lançou oficialmente sua candidatura na semana passada e agora aposta forte nas visitas aos bairros e comunidades da cidade e na interação com a população através das redes sociais. Marcelo afirma que por ser o único candidato que ainda não foi prefeito e nem ocupou cargo eletivo há uma expectativa maior por parte do eleitor.
Mandirituba
O candidato a prefeito em Mandirituba, Luiz Carlos Chimim (PSDB), promoveu ontem na localidade de Cai de Baixo sua primeira reunião política. Além dele, Luiz Antonio (PSC) e Julio Carvalho (PRB), que também disputam a prefeitura, já estão promovendo encontros políticos. O candidato Geraldo Cartário (Pros) ainda não fez lançamento da candidatura.
Tijucas do Sul
Em Tijucas do Sul, o grupo da candidata professora Evanilde Maoski (PP) informou que está com todas as prestações de contas em dia. O que serve de alerta para as candidaturas adversárias, já que neste ano a Justiça Eleitoral está bastante rigorosa em relação às obrigações de prestação de contas.
Contenda
Nenhum dos dois candidatos a prefeito em Contenda – Carlão Stabach (PMDB) e Antonio Mostarda (PV) – enviou para este jornal a apresentação das suas candidaturas, mesmo sendo contatados pela reportagem e cientes que o espaço estava sendo cedido como forma de contribuir com a eleição municipal. Inclusive, Contenda é o reflexo do encolhimento político. O número de candidatos a prefeito diminuiu e o de candidatos a vereador também.
Piên
Os eleitores de Piên estão acompanhando de forma expressiva os programas eleitorais vinculados pela rádio da cidade. Após os primeiros programas com os candidatos a prefeito, nesta semana os candidatos a vereador começaram a se apresentar. A primeira constatação é a pouca criatividade e baixa produção de ambos os lados. E a presença nas redes sociais ainda é bastante tímida.
Agudos do Sul
Os dois mandatos do prefeito de Agudos do Sul, Antonio da Luz (PP), serão testados pela população no próximo dia 2 de outubro. Ele acredita que o volume de obras realizadas nos últimos anos e a situação financeira da prefeitura vão credenciar o seu candidato a prefeito, Augustinho Treméa (PP). Curiosamente, Antonio da Luz tem como principal adversário do seu grupo dois ex-prefeitos, Luciane Teixeira (PMDB) e Zezo Pires (Dem).
Quitandinha I
Ainda tem muita gente se perguntando em Quitandinha se o candidato a prefeito Paulinho Locutor (PMDB) mais ganhou ou mais perdeu quando pediu para divulgar matéria dizendo que ele não é candidato da situação. O resultado da estratégia – positivo ou negativo – será sabido quando abrir-se as urnas.
Quitandinha II
O grupo da candidata a prefeita Maria Julia (PSDB) viu como fator favorável o lançamento de outras duas candidaturas no município. A própria Maria Julia declarou que isso favorece a democracia no município a amplia o debate eleitoral. Politicamente falando, o grupo acha que a divisão de votos favorece a candidata pelo resultado obtido na última eleição. Ela chegou perto dos 50%.
Campanha
A grande queixa dos candidatos nesta eleição é a falta de recursos, que automaticamente implica em todo o resto. Sem recurso, falta tudo. E quem tem disponibilidade financeira a principal preocupação é a questão jurídica e contábil da campanha. Muitos candidatos estão preocupados com o fator “ganhar, mas não levar”. A Justiça Eleitoral está em cima.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email