sábado, 27
 de 
abril
 de 
2024

Politicando 02/03/2012

Fruet e Buarque
O ex-ministro da Educação e senador, Cristovam Buarque (PDT) e o pré-candidato a prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT) concedem entrevista coletiva nesta sexta-feira, às 14h30, no Hotel Bourbon. Em pauta, a disputa eleitoral de outubro e o desafio pedetista na capital paranaense e nas principais cidades do Paraná. Buarque vem a Curitiba para ministrar a palestra “Educação e Desenvolvimento” e lançar os livros “Desafios à Humanidade – Perguntas para o RIO+20” e “Da Ética à Ética – Minhas Dúvidas sobre a Ciência Econômica”. No sábado, o senador participa do seminário “Educação Acima de Tudo” no Campus Jardim Botânico da UFPR.
Mandirituba
O prefeito Machadinho (PDT), de Mandirituba, tratou com toda a atenção possível o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns (PSDB), durante a visita de ontem. Machadinho declarou que o maior sonho da comunidade escolar do município poderá se concretizar a partir dessa visita. “Hoje durmo mais confiante que a construção do novo colégio estadual sairá do papel para se tornar realidade”, declarou.
Curso
No próximo dia 8, quinta-feira, acontece no salão paroquial de Tijucas do Sul um curso sobre legislação eleitoral, com foco nos cuidados em relação a campanha eleitoral, novas determinações da Justiça Eleitoral, jurisprudências, entre outros assuntos. O curso acontece durante toda a tarde e as inscrições ainda podem ser feitas pelo telefone 41 3629-1510. Não há custo para participar do evento.
Tijucas do Sul l
Em Tijucas do Sul, o petista Roberto Androukovitch atua nos bastidores para que o Partido dos Trabalhadores – PT tenha candidatura própria. Ele, inclusive, tem interesse em participar da convenção da sigla e colocar seu nome a disposição para concorrer a prefeito. Outro nome do PT em Tijucas do Sul é do atual vice-prefeito Hélio de Oliveira.
Tijucas do Sul ll
Projeto que deu entrada nesta semana na câmara de vereadores, de autoria do legislador Claudemir Rocha (PT), vai render muitos debates até sua votação na casa. A proposta pretende implantar no município a lei da ficha limpa, impedindo que pessoas com problemas na justiça assumam cargos de confiança na prefeitura e na própria câmara. Projeto parecido já vem sendo votado em outras cidades.
Agudos do Sul
A prefeitura de Agudos do Sul vem buscando recursos junto ao governo estadual para apoio aos agricultores. Nesta semana, o secretário municipal de Agricultura, Tobias Alves da Rocha Neto, esteve em Curitiba para tratar de um convênio de 70 mil reais para calcário, no qual a prefeitura entra com contrapartida de 19 mil. O prefeito Antonio da Luz conta que também entrou com pedido de 50 mil litros de óleo diesel para a recuperação de estradas.
Leila e Paulo Bernardo/Foto:ArquivoLapa
A engenheira agrônoma Leila Klenk (PT), da Lapa, que aparece como principal concorrente ao prefeito Paulo Furiati (PMDB) nas eleições de outubro próximo, tem recebido o incentivo do grupo majoritário do PT e é tratada com toda atenção pelo casal de ministros Gleisi Hoffmann e Paulo Bernardo. Leila ainda não deixou claro sua candidatura, mas no PT estadual a eleição na Lapa está na primeira página da lista.
Piên I
O grupo da oposição em Piên, que é liderado pelo PSDB local, está dividido entre definir já nas próximas semanas seu candidato a prefeito ou aguardar por mais um ou dois meses o comportamento do meio político no município. O sonho do grupo é juntar numa mesma chapa os ex-prefeitos Ney Ciupka (PDT) e Francisco Maques (PSDB).
Quitandinha
O ex-vereador e advogado Osmar Cardoso Rolim (PDT), de Quitandinha, declarou que vai disputar a prefeitura de Quitandinha. Uma reunião envolvendo o PDT, PT e PHS do município teria definido uma aliança para o lançamento da candidatura.
Fazenda Rio Grande
Na semana passada esta coluna publicou nota citando o vereador Ricardo Miranda, de Fazenda Rio Grande, como possível candidato a prefeito no município. Na ocasião foi escrito Marcelo Mirando do PSC. Corrigindo, o nome é Ricardo Miranda e o partido é o PT. Ele é, por sinal, do mesmo grupo do deputado estadual petista Toninho Wandscheer.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email