quinta-feira, 25
 de 
abril
 de 
2024

Politicando 01/04/2016

Dia D
Os candidatos interessados em concorrerem nas Eleições Municipais de 2016 que ainda não estiverem filiados a partido político, devem providenciar a filiação até amanhã. A nova legislação eleitoral prevê exigência de filiação até seis meses antes da eleição. Ou seja, hoje é dia D para os partidos que ainda querem melhorar seu quadro de filiados.
Eleitores I
Tem sido intensa a presença de eleitores nos Cartórios Eleitorais de Rio Negro e Fazenda Rio Grande. São cidadãos que necessitam fazer a transferência, regularizar situação do documento ou confeccionar primeiro título. Em alguns casos, as prefeituras estão disponibilizando transporte, outros estão se deslocando por conta própria e há aqueles que são conduzidos por lideranças políticas.
Eleitores II
No caso de transferência, regularização e confecção de títulos eleitorais, os municípios de Contenda, Agudos do Sul e Tijucas do Sul conseguiram a presença do Cartório Eleitoral de forma itinerante. Com isso, foi possível promover o cadastramento biométrico. A grande vantagem foi para a população, que não precisou deixar a cidade para obter o serviço.
Tijucas do Sul
Após definição do secretário de Administração de Tijucas do Sul, Hélio de Oliveira (PP), como o pré-candidato a prefeito da situação, aposta-se que haverá desistências no grupo. Nesta semana comentou-se nos bastidores da política tijucana que o secretário de Indústria e Comércio, Amarildo Carvalho, deverá anunciar candidatura a prefeito de forma independente.
Lapa 
Prefeita da Lapa, Leila Klenk (PT). Foto: Arquivo/O RegionalApós a excelente divulgação do município da Lapa com a realização da Festa da Coxinha de Farofa, a cidade foi novamente destaque estadual com o lançamento da novela global Velho Chico. Uma grande festa foi promovida no centro histórico da Lapa com apresentação musical e transmissão ao vivo na RPC TV, filiada da Rede Globo. A prefeita Leila Klenk (PT) comemora os resultados e destaca a expressiva contribuição na divulgação do município como polo turístico no Paraná.
Mandirituba
Entre as possibilidades de candidaturas divulgadas no município de Mandirituba vem sendo cogitada a presença do empresário Luiz Antônio (PSC) com candidatura majoritária. O empresário já havia sido sondado para compor chapa principal na eleição passada. Nas últimas semanas, Luiz Antônio fez pessoalmente vários contatos visando identificar lideranças e seus destinos de filiação.
Piên
Até o momento se desenham apenas duas candidaturas majoritárias em Piên. De um lado o grupo do atual prefeito, Gilberto Dranka (PSD), e do outro o ex-vereador João Padeiro (PSDB). Padeiro, por sinal, é candidato declarado. Do lado da situação o nome mais cotado é do vice-prefeito Ingo Strack (PSD), mas já se fala em um nome diferente como opção surpresa.
Quitandinha
O ex-prefeito de Quitandinha, Neco Prado (PDT), que atualmente está a frente da Secretaria de Assuntos Metropolitanos, da prefeitura de Curitiba, tem tido importante papel na manutenção do trabalho desenvolvido pelo Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos. O consórcio ainda busca uma melhor alternativa para a coleta, transporte e destino do lixo produzido nas cidades da grande Curitiba. É um tema importante e vai exigir medidas urgentes dos governos municipais.
 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email