sábado, 10
 de 
maio
 de 
2025

Politicando 01/02/2013

Ambulância
O governo do Estado do Paraná reúne hoje no Palácio Iguaçu parte dos prefeitos da Região Metropolitana de Curitiba para a entrega de veículos ambulância. Nem todos os municípios da região serão contemplados com o benefício. O evento, com a presença de diversos deputados, mostra também a articulação dos parlamentares na defesa dos seus colégios eleitorais.
BR 116 em Obras/Foto:Jornal O Regional BR 116
Fazenda Rio Grande e Mandirituba contam os dias para ver concluída a obra de duplicação da BR 116. Além de melhorar consideravelmente o trânsito e garantir maior segurança aos usuários, a duplicação poderá servir de impulso comercial e desenvolvimento para ambas as cidades. Há grande expectativa inclusive para atração de novas empresas e indústrias.
Água
O governo do estado anunciou nesta semana a internação de reajustar a tarifa da água tratada e tratamento de esgoto em 10,62%. O índice foi aprovado na terça-feira, em reunião extraordinária do conselho de administração da Sanepar. A Federação das Indústrias do Paraná – FIEP está fazendo uma ação no sentido de evitar o reajuste, com a justificativa de que mais uma vez as indústrias são afetadas.
DER e Denit
Na grande maioria dos municípios da região é nula a presença da fiscalização do DER e Denit em relação as construção nas marginais das rodovias. Diante disso, ambos os órgãos pretendem melhorar esse trabalho visando atender principalmente a política ambiental. Existem casos onde os avanços com construções irregulares colocam em risco não apenas o meio ambiente como também a segurança daqueles que trafegam pelo local.
Tijucas do Sul
O prefeito de Tijucas do Sul, Altair Gringo (PP), destaca que há uma grande expectativa em relação aos projetos inscritos no governo federal para investimentos no município. Ele comenta que a reeleição vai proporcionar uma ação mais propositiva com novas iniciativas ao invés de unicamente reagir a afenda das demandas. “Agora conhecemos o caminho e vai ficar mais objetivo o trabalho”, acrescenta.
Vereadores
Os vereadores da região retomam suas atividades em definitivo a partir da próxima semana. Eles começam a cumprir suas reuniões ordinárias. Tijucas do Sul e Campo do Tenente voltam na próxima segunda-feira, 4 de fevereiro. Piên e Contenda na próxima terça-feira, 5, e Quitandinha dia 14 de fevereiro. Já nos municípios da Lapa, Mandirituba e Agudos do Sul, as sessões ordinárias serão retomadas no dia 19 de fevereiro.
Piên I
A câmara de vereadores de Piên realizou na última terça-feira a primeira reunião extraordinária de 2013. Na pauta, dois projetos de lei de autoria do poder executivo. O primeiro deles, que trata sobre a revisão administrativa da prefeitura, foi alvo de críticas da vereadora Jacqueline Niezer Marques (PSDC). Segundo a vereadora, com a modificação serão criados novos cargos comissionados e o gasto com a folha de pagamento da prefeitura chega a 49% do orçamento.
Piên II
O executivo, por sua vez, declarou que a revisão administrativa também vai rever valores e muitos cargos terão cortes e com isso haverá economia para os cofres municipais. A atual administração defende ainda que a média de cargos comissionados não ultrapassa ao número de 30 pessoas e que está dentro da realidade do município.
Agudos do Sul
A prefeitura de Agudos do Sul vem tendo grandes gastos por conta de ações trabalhistas. Na última semana, o prefeito Antonio da Luz (PP) recebeu o comunicado de novos processos já julgados, oriundos dos anos de 2005, 2006 e 2008, que totalizam R$ 229,8 mil. O prefeito argumenta que o município não tem orçamento para pagar essas dívidas neste ano e tentará prorrogar para 2014. Segundo Antonio da Luz, já há cerca de R$ 90 mil de ações empenhados para pagamento em 2013.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email