segunda-feira, 26
 de 
fevereiro
 de 
2024

Politica 28/10/2022

Politicando
Politicando

Eleições

Está chegando o grande dia. Domingo os brasileiros vão conhecer seu presidente e automaticamente quem vai governar o país nos próximos quatro anos. Uma disputa muito acirrada e que deve deixar muitos institutos de pesquisas com credibilidade abalada. No Sul, a grande maioria tem a tendência de votar no candidato Jair Bolsonaro (PL). Diferente do Norte, que vota mais em Lula (PT).

Paraná

O governador Ratinho Junior (PSD) entrou com força na campanha eleitoral do presidente Jair Bolsonaro e ainda hoje faz agenda no interior do Estado reunindo prefeitos e lideranças políticas. A presença expressiva de Ratinho na campanha de reeleição surpreendeu até mesmo seus aliados.

Governo

Por conta da eleição presidencial a definição de secretariado e montagem de governo na futura gestão de Ratinho Junior ficou mesmo para depois de domingo. E como semana que vem tem feriado, a tendência é que nada seja anunciado neste início de mês. Por enquanto tudo que se fala são especulações de bastidores, inclusive, saindo de assessorias.

Dinheiro

Notícia boa para os servidores estaduais. O governador Ratinho Junior anunciou que o 13º salário dos funcionários públicos do Paraná será pago de maneira integral no dia 6 de dezembro. E a folha de pagamento de dezembro será quitada no dia 22 de dezembro. Salário e décimo antecipado para o Natal e o Ano Novo.

Ponte

E o Governo do Estado anunciou a empresa vencedora da licitação para elaboração dos projetos e construção da ponte de Guaratuba. O Consórcio Nova Ponte, formado pelas empresas OECI S.A., Carioca Christian-Nielsen Engenharia S.A. e Goetze Lobato Engenharia S.A., teve sua planilha de preços e documentos de habilitação aprovados pela comissão julgadora do DER/PR. Muitos paranaenses, especialmente os que frequentam o litoral, afirmam que se essa obra sair o governador Ratinho Junior merece uma estátua no litoral.

Solidariedade e PROS

Mais dois partidos decidiram por se fundirem e virar um só. Solidariedade e PROS já acertaram a fusão e por tanto não haverá mais PROS. Ambos resolveram se tornar uma única agremiação e decidiram por manter o nome Solidariedade. Agora é ver como esse arranjo vai se dar nos Estados e também nos municípios. Aqui no Paraná o presidente do Solidariedade é o deputado federal Luizão Goulart e o presidente do PROS é o deputado federal Toninho Wandscheer.

Pinhais

Com sua não reeleição para a Câmara Federal, o deputado Luizão Goulart (Solidariedade), já aparece nos bastidores políticos como futuro candidato a prefeito da cidade de Pinhais, onde por sinal, ele saiu com 96% de aprovação. No entanto, ele já teria relato aos seus assessores mais próximos que não tem essa intenção.

Agudos do Sul

Na sessão legislativa desta semana na câmara de Agudos do Sul, foi aprovado em segunda discussão projeto que concede título cidadão honorário ao ex-prefeito José Pires de Oliveira. A proposta foi apresentada pelo vereador Marcos Colaço. Zezo Pires, como é conhecido, foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, prefeito da cidade por dois mandatos, de 1997 a 2000 e de 2005 a 2008, e ainda vereador por três legislaturas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email