sábado, 25
 de 
setembro
 de 
2021

Plantio direto de hortaliças é uma das novas alternativas em CTenente

Forrageira foi deitada sem a utilização de herbicidas, preparando o solo para o plantio. Foto: DivulgaçãoAliar a produtividade, qualidade e minimizar os impactos ambientais é um dos grandes desafios da agricultura em toda a região. Em Campo do Tenente, a Emater, em parceria com a prefeitura e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, iniciou neste ano um novo projeto de plantio direto de hortaliças.

A área experimental possui 600m² e está localizada na propriedade do agricultor Lourival da Cruz, na localidade do Buriti. Com apoio da prefeitura no fornecimento de calcário e esterco, as atividades iniciaram em março com o preparo e a correção do solo, enquanto que em maio aconteceu a semeadura de adubo verde com aveia. Os trabalhos seguiram neste mês, quando a forrageira foi deitada sem o uso de herbicida. “Concluída esta etapa, os agricultores optaram pelo plantio de abobrinha italiana sobre a palhada de aveia. A colheita deverá acontecer em dezembro, com a expectativa de que sejam colhidas cerca de 70 caixas”, estima o técnico extensionista da Emater de Campo do Tenente, Luís Gustavo Lorga.

Um dos principais objetivos deste projeto, além de melhorar a produtividade, está na utilização de apenas materiais orgânicos na lavoura. “Este sistema visa diminuir de forma gradativa a dependência de agroquímicos, reduzindo os custos de produção e garantindo ao produtor e também ao consumidor um alimento de qualidade e saudável. Além disso, outro fator primordial é a redução dos danos ambientais e na saúde de quem produz”, salienta Lorga, detalhando mais sobre o projeto. “Desde o início, os agricultores se reúnem quinzenalmente para acompanhar o passo a passo da lavoura, obtendo mais detalhes e trocando experiências”, conta.

Paralelo a este projeto, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais está buscando junto ao Senar a realização de cursos. “Os tópicos estão voltados à conservação do solo, planejamento rural e nutrição de plantas. Estamos trabalhando em várias frentes para que possamos potencializar a produção agrícola, sem esquecer de ter a atenção e o cuidado necessário com o meio ambiente”, concluiu Lorga.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email