O município de Itaperuçu, atingido no fim do mês de novembro por um tornado com ventos que chegaram a 100 km/h, segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), vem aos poucos tentando retornar à sua rotina normal e reconstruindo as estruturas atingidas. Em solidariedade aos moradores afetados, diversos municípios estiveram engajados em ações para arrecadação de roupas, alimentos, móveis e utensílios, como foi o caso de Pinhais, que na última quarta-feira fez o transporte de todos os materiais arrecadados na cidade.
Ao final da campanha de doação, foram abastecidos dois caminhões repletos de roupas, camas, armários, telhas e demais itens domésticos. As doações foram transportadas direto do Corpo de Bombeiros de Pinhais ao posto de arrecadação da cidade de Itaperuçu.
A prefeita Marli Paulino destacou o empenho da população na campanha e salienta a necessidade de ações como esta para contribuírem com os atingidos de maneira rápida e eficiente. “Há alguns anos, Pinhais sofria muito com alagamentos e nessa hora sabemos o quanto uma ajuda externa pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas que perderam tudo”, lembrou.
Tragédia – A cidade de Itaperuçu, localizada na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), foi atingida por um tornado no último dia 30 de novembro. Segundo a Defesa Civil, mais de 1,6 mil pessoas foram afetadas pelos estragos, além de dois adolescentes, de 14 e 17 anos, que morreram soterrados por um muro que caiu durante o tornado