terça-feira, 27
 de 
fevereiro
 de 
2024

Pinhais lança programa de robótica na rede municipal

Prefeita Rosa Maria participou do lançamento do programa de robótica no município. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Pinhais
Prefeita Rosa Maria participou do lançamento do programa no município. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Pinhais
Robótica Pinhais chega a todas as escolas e Cmeis com kits tecnológicos voltados ao aprendizado criativo

A comemoração de 31 anos de Pinhais é marcada por uma série de atividades e ações. Nesta terça-feira, na quadra da Escola Municipal Chafic Smaka, no Jardim Amélia, foi lançado oficialmente pela Secretaria de Educação o programa Robótica Pinhais. A iniciativa visa estimular a aprendizagem educacional criativa dos alunos da rede municipal com o uso da tecnologia e inventividade.

Por meio de parceria com a empresa BrinkMobil, as crianças de todas as escolas e Cmeis terão acesso a kits de montagem completos para desenvolver o pensamento computacional, com um investimento inicial de mais de R$ 1,7 milhão. O Robótica Pinhais será desenvolvido com aproximadamente 10 mil crianças da rede municipal de ensino.

A diretora do Departamento de Ensino, Raquel Simas, explica a dinâmica do projeto. “Os educandos irão criar protótipos com funcionalidades específicas, associando materiais recicláveis e eletrônicos. Utilizando-se da imaginação e da inventividade, eles poderão desenvolver projetos e criar robôs. Essa aprendizagem criativa proporciona às crianças a busca de autonomia e protagonismo”, detalha.

De acordo com a secretária Andrea Franceschini, o programa irá contemplar toda a rede, desde os alunos dos Cmeis até a escola. “Que esse material seja mais uma possibilidade para que as nossas crianças tenham uma aprendizagem significativa, que possam desenvolver todas as habilidades, potencialidades, e que trabalhem em equipe a organização, os desafios propostos. Pinhais sempre à frente, inovando, vamos começar o trabalho da robótica desde o aluninho de quatro anos, que já vai chegar na escola com outro olhar, com raciocínio aguçado, com possibilidade de aprender as disciplinas muito mais fácil”, afirmou.

Para a prefeita Rosa Maria, este é um importante investimento na educação por meio da robótica. “A escolha do investimento na robótica é bem significativo, e nós escolhemos aportar mais de um milhão e meio de reais para todas as nossas escolas e Cmeis porque nós compreendemos que vocês precisam e merecem. Queremos que a educação no nosso município continue sendo de muita qualidade, porque queremos que vocês sejam jovens com futuro brilhante, que aproveitem ao máximo. Fico muito feliz que nesses 31 anos nós entregamos à população e em especial às nossas crianças essa oportunidade, essa possibilidade de termos um trabalho de educação cada vez melhor”, declarou.

Os kits educacionais de robótica, entregues simbolicamente no lançamento da iniciativa, são compostos por peças, motores, sensores, softwares de programação e materiais orientativos.

A utilização destas ferramentas será mediada pelos professores que participam de processos formativos com temáticas que abrangem a robótica educacional desde a educação infantil até o ensino fundamental.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email