segunda-feira, 20
 de 
setembro
 de 
2021

Pinga Pinga 29/01/2021

Acontece neste domingo, dia 31, às 15 horas, na Praça da Paz, em Piên, a Assembleia de Fundação da Associação Mia – Movimento Independente pelos Animais, a qual possibilitará atuar de forma ainda mais incisiva na cidade e, consequentemente, ajudar mais animais. Se você luta pela causa animal, seja um voluntário e faça parte do Mia.

A Agência do Trabalhador de Piên informa que, devido ao governo Federal ainda não ter informado via sistema o valor do salário mínimo, no momento não existe a possibilidade de emitir o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), para aqueles que estão cadastrados como Microempreendedor Individual (MEI).

O principal motivo para pagar o DAS MEI é para manter sua empresa em dia. O não pagamento pode levar ao cancelamento automático do seu CNPJ e, consequentemente, o cidadão passa a ter uma dívida em seu CPF.

Além disso, por meio do pagamento desse imposto o empreendedor contribuirá para sua Previdência Social, salário-maternidade, auxílio-doença, auxílio-reclusão e pensão por morte.

Responsável pela Agência do Trabalhador, Ana Cássia de Lima explica que assim que o serviço for reestabelecido a Agência do Trabalhador irá divulgar para a comunidade.

Em relação às atividades da Agência do Trabalhador, somente neste período de janeiro o posto já realizou entrevistas e seleção de diversos profissionais e o saldo disso foi o encaminhamento de 135 cartas de indicação.

Do total, 18 pessoas conseguiram emprego e já estão nas suas respectivas funções. “Estamos fazendo a ponte entre empresa e trabalhador, e é gratificante quando conseguimos encaixar a pessoa novamente no mercado de trabalho”, destacou Ana.

Em meio ao período de chuva e dias quentes, o crescimento de mato é constante pelos bairros de Pinhais. Por isso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), intensificou os trabalhos de roçadas pelas ruas da cidade, bem como nos prédios públicos.

Para este trabalho, a municipalidade utiliza, além de roçadeira tradicional, outras ferramentas, como a roçadeira giro-zero, um trator considerado de alta produtividade e de fácil manuseio.

A Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) também constantemente realiza esse tipo de serviço, principalmente às margens dos rios, com roçadeira acoplada em máquina escavadeira.

A Secretaria de Agricultura de Tijucas do Sul, buscando a diversificação da atividade agrícola, traz ao município o cultivo de mirtilo e amora. A encomenda de mudas deve ser feita entre os dias 1º de fevereiro a 15 de abril. Outras informações podem ser obtidas junto à Secretaria, por meio do telefone/WhatsApp (41) 3629 1556.

Mutirão de limpeza no Colégio Frederico Guilherme Giese. Foto: DivulgaçãoDurante essa semana foi feito um mutirão de limpeza e pintura no Colégio Frederico Guilherme Giese em Piên. Nos próximos dias se o tempo chuvoso der uma trégua, o trabalho será externo onde além das limpezas e pinturas, será feito podas de árvores e limpeza nos jardins.

Todo trabalho que vem sendo desenvolvido nesse período no colégio é voluntário, portanto, fica o convite a quem tenha disponibilidade que abrace a causa para deixar tudo limpo e organizado para os alunos e professores. Não se sabe ao certo como será a volta as aulas, mas tudo está sendo feito com muito carinho e dedicação.

O governo do Paraná lançou, na última quarta-feira, um programa que vai permitir que consumidores usem os créditos do Nota Paraná diretamente para pagar serviços em hotéis, restaurantes e parques do estado.

De acordo com a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefa), o objetivo é fomentar o turismo regional. A atividade foi impactada pela pandemia do novo coronavírus. Segundo a Secretaria, a previsão é que o serviço esteja funcionando até o mês de março.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Rio Negro está cadastrando todos os agentes atuantes em atividades culturais no município. Todas as pessoas ou empresas e instituições que atuem em algum ramo cultural, independentemente de ser formal ou complementação de renda, podem fazer o cadastro.

O cadastramento é realizado pelo formulário disponível no Portal do Cidadão do município, no endereço www.rionegro.atende.net, clicando no banner referente ao cadastro. A participação deste cadastro é fundamental para o mapeamento das atividades culturais e para o desenvolvimento de ações no setor cultural rionegrense.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email