sábado, 22
 de 
junho
 de 
2024

Pinga Pinga 23/06/2023

Pinga Pinga
Pinga Pinga

Todos os criadores de rebanho devem fazer o recadastramento de seus animais. Este recadastramento é uma ação do governo do Estado e faz parte do programa Paraná Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação. Quem não cumprir a exigência ficará impedido de obter a Guia de Trânsito Animal (GTA).

Além de não receber a guia o não recadastramento poderá implicar em uma multa de 10 UPF, aproximadamente R$ 1,2 mil. O recadastramento do rebanho pode ser feito online, pelo site da Adapar, acessando www.adapar.pr.gov.br, ou junto às Secretarias de Agricultura, até o dia 30 de junho.

Mais uma oportunidade está aberta para crianças tenenteanas a partir de 10 anos. As inscrições para participar da Fanfarra Municipal seguem até dia 22 de junho de 2023. Serão ofertadas 60 vagas.

Neste ano, as atividades da fanfarra vão de junho a dezembro de 2023 e estarão divididas entre percussão, sopro e corpo coreográfico, com regência do professor Josnei Wendt. Os ensaios teóricos serão toda sexta-feira e as aulas práticas todo sábado.

As inscrições serão realizadas presencialmente no seguinte horário, das 13 às 17 horas, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Cultura e Turismo, no Centro Cultura Villa Anna, ou via telefone (41) 3628 1844 ou pelo celular (41) 98746-7600.

A prefeitura de Fazenda Rio Grande lançou, por meio da Secretaria de Assistência Social, a Operação Inverno – Aquece Fazenda, que vai intensificar o serviço de proteção social junto às pessoas em situação de rua.

Já estão sendo disponibilizados 40 lugares no Abrigo de Pessoas Adultas, no bairro Eucaliptos. O trabalho será intersetorial e a Assistência Social contará com os apoios das Secretarias de Defesa Social e de Saúde. A Operação acontece até o dia 22 de setembro.

O Festival Cultural Quilombola, em comemoração aos 10 anos de parceria entre o Programa de Pós-graduação em Gestão Ambiental da Universidade Positivo e as comunidades quilombolas da Lapa, acontece neste sábado, na Comunidade Remanescente Quilombola da Vila Esperança, das 10h30 às 16 horas.

O objetivo principal do festival é valorizar a cultura dos povos afrodescendentes por meio de apresentações culturais. A Universidade Positivo está organizando o evento e conta com o apoio de diversos grupos ligados à dança, música, literatura e outras expressões artísticas.

Além das apresentações, serão oferecidas oficinas culturais e rodas de conversa para enriquecer ainda mais a experiência dos participantes.

Hoje o arraiá continua na Praça da Paz. Durante o mês de junho a Feira da Lua está em clima junino, com diversas atrações. Nesta sexta-feira, a animação fica por conta do cantor Agnaldo Lima, além de apresentação de dança das escolas do Campo novo e do Colégio Frederigo Guilherme Giese.

Além das atividades os artesãos estarão comercializando seus produtos, como artesanatos, panificação, verduras, bolachas, vinhos, sucos, macarrão caseiro e muito mais. A tradicional fogueira também é um atrativo da feira.

Nos dias 28 e 29 de junho, acontece em Rio Negro, por meio de parceria da Polícia e a prefeitura de Rio Negro, o mutirão de serviços gratuitos do programa PCPR na Comunidade.

O evento traz uma série de oportunidades gratuitas para toda a população, contando com a emissão da 1ª via do RG para todos os públicos, emissão da 2ª via do RG para beneficiários de programas sociais, como Bolsa Família, exposições, palestras e atividades para crianças.

As atividades serão realizadas das 8 às 17 horas, na Escola Municipal Olavo Bilac, localizada na Rua Major José Dequech, 30, no bairro São Judas Tadeu. Para participar é necessário realizar o agendamento no (47) 3645-0518.

Acontece no próximo dia 30 de junho a 13ª Caminhada Noturna de Tijucas do Sul. A saída será da praça central, às 18h30. Para inscrição, pede-se a doação de dois quilos de alimento. Mais informações no (41) 98888-9282.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email