sexta-feira, 3
 de 
dezembro
 de 
2021

Pinga Pinga 22/10/2021

Aplicativo Menor Preço. Foto: Sefa

Com objetivo de ofertar mão de obra qualificada para atender a demanda da Bosch, empresa que está se instalando em Contenda, o município tem fortalecido a parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná, a FIEP, para a realização de cursos específicos para os futuros contratados pela Bosch.

Aliado do consumidor neste momento de alta dos preços nos diversos segmentos, o aplicativo Menor Preço, do programa Nota Paraná, permite ao usuário pesquisar de forma instantânea o valor de determinado produto na hora das compras.

São mais de 100 mil estabelecimentos participantes, dentre eles restaurantes, mercados, farmácias e postos de combustíveis, entre outros serviços. Com o aplicativo, disponível também na web, o consumidor pode verificar os preços em um raio de até 20 quilômetros.

Por meio do código de barras do item, “lido” com o próprio celular, ou pelo nome do produto. Após selecionar o estabelecimento desejado, a ferramenta informa a distância e ainda disponibiliza um mapa com o caminho mais curto.

A prefeitura de Rio Negro, através da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, comunica a abertura das inscrições para a VI Corrida da Colonização, em comemoração aos 151 anos de emancipação política de Rio Negro.

O evento irá ocorrer no dia 14 de novembro no Estádio Ervino Metzger, com concentração às 7 horas e largada prevista para as 7h30. A corrida contará com os percursos de 6 km e 10 km. As inscrições podem ser realizadas no site bit.ly/3aJh5t0 ou diretamente no Ginásio José Muller.

A prefeitura de Contenda, por meio do Departamento de Cultura, informa que já tiveram início as aulas de violão. O curso, que é gratuito para a população, acontece nas quartas-feiras e nos sábados. O município também reforça o aviso para que as pessoas que realizaram a inscrição compareçam as aulas.

Em Mandirituba estão abertas as inscrições para teste seletivo de estagiários, estudantes de nível superior que estejam cursando: Curso de Engenharia Civil, Farmácia e Biomedicina. Vagas para estudantes de nível médio: Curso de Técnico em Enfermagem e Curso de Ensino Médio.

A prefeitura de Agudos do Sul e a Unicesumar firmaram uma parceria, onde o município receberá todo o suporte veterinário para a esterilização de cães e gatos. Os procedimentos serão totalmente gratuitos. Os cadastros serão realizados no próximo dia 25 no Castramóvel, que está localizado na praça Central, a partir das 8h30.

A castração é importante, pois evita crias indesejáveis, ajuda a reduzir fugas, demarcação de território e doenças como o câncer de mama e próstata e piometra, além de reduzir abandono e a super população. A castração também aumenta a qualidade e longevidade dos animais.

Estão abertas as inscrições do Municipal de Contenda. A prefeitura, por meio do Departamento de Esportes, informa que estão abertas as inscrições do Campeonato Municipal de Futebol de Campo. A competição terá início no dia 14 de novembro, data que a cidade comemora 70 anos.

De acordo com o diretor de Esportes, Jhony Willian Anjos, as vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no masculino e feminino até sexta-feira 5 de novembro, quando será realizado o arbitral, o sorteio dos grupos e dos primeiros jogos do campeonato.

A inscrição é uma cesta básica por equipe. A organização da competição premiará as três equipes melhores classificadas, o artilheiro, o goleiro menos vazado, o melhor jogador do campeonato, além do craque do jogo.

A primavera reacende o alerta para a prevenção ao mosquito Aedes aegypti, que transmite doenças como dengue, zika e chikungunya. As chuvas mais frequentes e a água que pode estar acumulada em recipientes podem se tornar focos de reprodução dos ovos do mosquito transmissor.

Na tarde da última quarta-feira, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Quitandinha realizou o encerramento do curso de Morangueiro com Cultivo em Substrato. O curso com duração de 40 horas contou com aulas teóricas na sede da Secretaria de Agricultura e aulas práticas em propriedades produtoras de Morango.

Sendo ministrado pelo Instrutor do Senar, Gustavo Nunes Scariot, com o objetivo de produzir morangos utilizando sistemas de cultivo em substrato, mostrando desde o preparo do local de plantio, mudas, produção até a comercialização.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email