quarta-feira, 24
 de 
abril
 de 
2024

Pinga Pinga 21/12/2016

A Unisul Esportes de Piên está provendo a 1ª Copa de Voleibol, no ginásio Claudio de Oliveira Mendes. A competição teve início ontem, às 19 horas, com quatro jogos bastante disputados.

Amanhã, serão disputados os jogos finais, a partir das 20 horas, também no Ginásio Claudio de Oliveira Mendes. Todos que gostam desta modalidade estão convidados a prestigiar.

A agência dos Correios de Piên comunica que atenderá normalmente neste final de ano, haja visto, que os feriados de Natal e Ano Novo acontecem no final de semana. A unidade em Piên atende de segunda a sexta-feira.

A partir desta semana, aproximadamente 1,9 mil presos que cumprem pena no regime semiaberto em unidades prisionais do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) serão liberados para as festividades de Natal e Ano-Novo.

Em todo o estado, a liberação ocorrerá em oito unidades prisionais e as saídas acontecem, na maioria dos casos, a partir de 23 de dezembro. No início deste ano, segundo registros da polícia, ao menos 2249 presos não retornaram as celas depois deste período.

Caminhão de coleta seletiva de Tijucas do Sul. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Tijucas do SulA prefeitura de Tijucas do Sul recebeu na última semana mais um caminhão para coleta seletiva de lixo. O veículo foi adquirido através de convênio com o Instituto das Águas. O valor do equipamento é de R$ 237.500,00.

Este é o segundo caminhão de coleta seletiva adquirido pela prefeitura, visto que um já se encontra em operação. Agora, a capacidade de coleta seletiva aumentará, sendo que já era atendido cerca de 90% da área do município.

O caminhão adquirido é um MB Accelo 815/37, zero quilômetro, com 156 cv, equipado com conjunto coletor, como êmbolo acomodação e descarregamento, contendo reservatório para transporte de óleo de fritura de 200 litros.

Em mais uma ação da prefeitura de Quitandinha, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Obras, o município realizou na última semana a operação tapa buracos.

Nesta etapa os serviços aconteceram nas principais ruas da cidade. Entre os trechos que receberam melhorias estão as avenidas Fernandes de Andrade, Sá Ribas, a Rua Pedro Zolner, entre outras.

Durante a realização deste trabalho, o Setor Rodoviário também realizou o tapa buraco em alguns trechos da estrada principal da Comunidade do Pangaré. O prefeito de Quitandinha, Márcio Rato, afirmou que a manutenção das vias públicas é uma das prioridades da administração.

A Sanepar está enviando SMS aos clientes que possuem imóvel no Litoral do Paraná e que já cadastraram o número de celular, para orientar sobre a necessidade de, ao chegar na casa, realizar a limpeza da caixa de água.

A recomendação da Sanepar é que a limpeza seja feita antes do início da temporada. As pessoas que estiverem em veraneio em imóvel alugado devem exigir a garantia de que a caixa de água foi limpa.

Se a imobiliária ou o proprietário não tiver feito, é mais seguro providenciar a limpeza, principalmente para quem tem crianças. A limpeza da caixa pode ser feita utilizando balde, panos limpos, pazinha de plástico, esponja ou escova e água sanitária.

Feche o registro de entrada ou amarre a boia da caixa, esgotando a água armazenada. Feche a saída com um tampão ou pano, tomando o cuidado de reservar um palmo de água na caixa. Lave as paredes e o fundo da caixa com a esponja ou escova.

Abra a saída da caixa e uma torneira, de preferência a do tanque, para que escorra toda a água da lavagem. Utilizando a pá, os panos e o balde, retire toda a água e os resíduos que ficaram no fundo.

Abra o registro de entrada de água, encha a caixa até menos da metade. Feche novamente o registro e a saída da caixa d’água. Após, adicione água sanitária conforme o indicado: 500 litros 10 colheres de sopa; 750 litros 15 colheres de sopa; 1.000 litros 20 colheres de sopa.

Lave novamente as paredes e o fundo da caixa-d’água. Abra a saída da caixa e todas as torneiras da casa, para que toda a água da lavagem saia. Abra o registro de entrada e ao notar a água limpa passando pelas torneiras, feche-as.

Deixe a caixa encher e observe se não existem vazamentos nas válvulas hidra e caixas de descarga. Também é importante que os proprietários verifiquem as contas, tanto de luz quanto de água, para que a fatura não deixe de ser paga e ocasione no desligamento dos serviços

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email