domingo, 5
 de 
dezembro
 de 
2021

Pinga-Pinga 18/06/2021

Desde a última quarta-feira estão sendo vacinadas todas as pessoas que possuem 55 anos de idade ou mais em Piên. A vacinação segue um cronograma definido pelas Unidades de Saúde de cada localidade que será repassado para a população através das agentes comunitárias de Saúde. Caso você, ou seu familiar, possua idade nesta faixa etária procure a Unidade de saúde, ou a agente de Saúde que atende na sua localidade.

Todas as mulheres que realizaram exame de mamografia no mutirão do Programa Cuide-se do Sesi realizado em Piên, devem buscar o laudo do seu exame na Unidade Central de Saúde. Os resultados estão disponíveis para a retirada no setor de agendamentos, das 8h às 11h50 e das 13h às 16h.

Em Contenda, a Secretaria de Promoção e Assistência Social, em parceria com o Rotary Club de Contenda, está arrecadando roupas e cobertores em bom estado de uso para a Campanha do Agasalho 2021, com o tema Doe Amor, aqueça vidas! É possível fazer as doações sem sair de casa, usando o disk doação (41) 98403 2847.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Agudos do Sul está realizando cadastro para pedido de calcário gratuito. O pedido deve ser feito na secretaria tendo os seguintes documentos em mãos: DAP, CAD-PRO, regularidade na prestação de contas das notas fiscais de produtor e não possuir débitos junto a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil lembrado em 12 de junho, a prefeitura municipal de Piên e a Secretaria de Assistência Social e Defesa Civil decoraram o centro da cidade com cata-ventos coloridos e banners com a frase “É muito triste, muito cedo, é muito covarde cortar infâncias pela metade”.

No dia 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Sabendo que o perfume sempre fica nas mãos de quem oferece flores, o doador que faz da solidariedade combustível para salvar vidas, pode salvar até quatro pessoas por doação, trazendo de volta a esperança.

Um dos grupos que realiza a ação é o Irmãos de Sangue Rio Mafra, que organiza viagens até Curitiba para doar sangue no Hospital Oncopediatrico Erastinho em parceria com a prefeitura de Rio Negro, que fornece o transporte. Fica um convite a todos para serem doadores e fazer parte dessa corrente do bem.

Em Campo do Tenente, o Senar em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, Cras e Sindicato Rural, está oferecendo curso gratuito de roçadeira profissional. As inscrições estão sendo feitas no Cras, na rua Evaldo Oscar Mattege, 128, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Informações no (41) 3628 1754.

Na última quarta-feira, os professores da rede municipal de Tijucas do Sul tiveram a oportunidade de participar da live Educação e Diversidade, com a professora doutora Maria Antônia de Souza. Foi evidenciado a educação como um direito fundamental, que precisa ser garantido a todos sem qualquer distinção, promovendo a cidadania, a igualdade de direitos e o respeito à diversidade.

Com o estado do Paraná agora declarado área livre da febre aftosa sem vacinação, a Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento alerta aos pecuaristas que o prazo para a atualização cadastral do rebanho encerra em 30 de junho. Após este prazo, o trânsito não será possibilitado e o produtor poderá ser multado.

A atualização é fundamental para auxiliar a vigilância sanitária e garantir a manutenção do status internacional de área livre de febre aftosa. Devem ser declaradas todas as espécies de animais existentes na propriedade (bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bicho-da-seda).

Na Lapa, o escritório da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná está auxiliando os pecuaristas no preenchimento do formulário, localizado na rua Barão do Rio Branco, 1499, telefone (41) 3622 2977. Pela internet também é possível realizar a atualização no www.produtor.adapar.pr.gov.br.

O horto municipal de Rio Negro produz anualmente 120.000 mudas de 35 espécies de árvores nativas da região. As quais são destinadas para plantio em áreas degradadas, mata ciliar, proteção de fonte, unidades de conservação, parques, praças e Jardins. Também são produzidas 10.000 mudas de flores para embelezar a cidade.

Durante o mês de junho, que é comemorado o Dia Nacional do Meio Ambiente, a equipe da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente de Tijucas do Sul esteve em alguns pontos de depósito de lixo clandestino no município, fazendo a limpeza do local.

Esta ação faz parte da campanha do Desafio do Lixo do Governo Estadual, que motiva a todos para fazer a sua parte para manter um ambiente mais limpo e saudável. A consciência ambiental faz parte da educação de todos e cada um deve aderir a essa ideia.

As Hortas Comunitárias do município de São Bento do Sul visam trazer mais sustentabilidade e interação entre os participantes do Cras, Secretaria de Assistência Social e também à comunidade. No total, a cidade possui seis hortas que são cuidadas pelos participantes dos Centros de Referência (Cras).

O secretário de Assistência Social, Gilmar Pollum, disse que atualmente as hortas estão instaladas no Loteamento Alpestre e bairros Serra Alta, Centenário, Cruzeiro, Mato Preto e 25 de Julho. E que devido à pandemia são enfrentadas algumas dificuldades, como, por exemplo no Loteamento Alpestre, onde os trabalhos ainda não iniciaram.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email