segunda-feira, 20
 de 
setembro
 de 
2021

Pinga Pinga 17/07/2020

Ingestão de água. Foto: Arnaldo Alves/AENComo os dias estão sendo frios, a dica dos especialistas é quanto a quatro pontos importantes a serem observados. A primeira dica é beber água, algo que não sentimos muita necessidade nesta época do ano.

A segunda dica é deixar a casa ventilada com portas e janelas abertas durante o dia. A terceira é quanto a hidratação da pele que acaba sofrendo neste período, e a quarta, seria o cuidado especial com a alimentação, frutas e verduras não podem faltar no cardápio.

Mais uma distribuição de kits da merenda escolar será realizada pelas escolas estaduais do Paraná fazem nesta sexta-feira. As entregas acontecem a cada 15 dias pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte desde o fim de março. Ao todo, já foram entregues 19 milhões de quilos de alimentos.

Os itens alimentícios são distribuídos às famílias dos 231 mil alunos beneficiários do programa Bolsa Família. Cada escola recebe uma quantia correspondente ao número de estudantes e o diretor tem a autonomia para escolher como será a entrega.

Além disso, as famílias também recebem material impresso para os alunos da rede que estão sem acesso à TV aberta e às ferramentas on-line para acompanhar as aulas a distância em função da pandemia.

Universidades estaduais do Paraná adiam vestibulares para o ano que vem. A decisão tem o objetivo de evitar aglomerações e oferecer condições para que os estudantes possam se preparar para o concurso.

O recadastramento anual de aposentados e pensionistas está suspenso até 30 de setembro para evitar contaminações por Covid-19. O prazo, que acabaria no próximo dia 16, foi prorrogado por causa da pandemia.

Com a conclusão do decreto estadual, as celebrações em Piên estão sendo retomadas no Santuário de Nossa Senhora das Graças. Com limitação quanto a ocupação do espaço, as missas voltam a receber as comunidades durante os dias da semana.

Aos sábados, as celebrações ficarão a cargo dos movimentos e aos domingos as missas seguem sendo realizadas apenas pelas transmissões nas redes sociais e pela rádio. Hoje, as comunidades convidadas são Boa Vista e Mosquito e amanhã, o movimento da Renovação Carismática Católica (RCC).

Segundo as lideranças pastorais, cada um deve colaborar ao máximo para que as celebrações possam continuar acontecendo neste período de pandemia. Quem desejar participar das celebrações deve procurar as lideranças de suas comunidades e fazer o pedido, pois as vagas são limitadas.

Empresas de transporte intermunicipal de passageiros podem manifestar interesse em atuar na linha, atualmente sem outro meio de transporte coletivo, por desistência da operadora anterior.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) está convocando empresas do setor de transporte intermunicipal comercial de passageiros para executar em caráter provisório a linha Lapa – Rio Negro, com extensão de aproximadamente 49 km.

Atualmente não há outro meio de transporte coletivo operando nesta ligação, que ao todo contam com uma população de mais de 82 mil habitantes. Podem participar empresas devidamente registradas junto ao DER/PR, encaminhando manifestação de interesse para o e-mail ctrcestudos@der.pr.gov.br até o dia 21 de julho.

Caso haja mais de uma interessada, a escolha será feita por meio de análise da capacidade técnica operacional das participantes. A empresa irá atuar provisoriamente até que seja realizada uma nova licitação para executar a linha definitivamente.

Muitas escolas irão conceder na próxima semana um período de férias para as crianças. Como neste período os alunos não estão tendo aulas normais nas instituições de ensino, as férias deste ano serão marcadas pela paralisação das atividades feitas em casa, o que permitirá um descanso maior para estes.

Na região, a pandemia fez com que muitas escolas transmitissem as atividades escolares através de textos, vídeos e imagens através de aplicativos. Outras, por estarem em regiões mais afastadas precisaram confeccionar materiais impressos por conta da ausência da internet.

A secretaria de saúde de Mandirituba realizou na tarde de ontem uma live pelo Facebook para falar sobre o avanço dos casos na cidade e passar novas recomendações a comunidade local. A cidade registra mais de 150 casos confirmados da doença.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email