quarta-feira, 6
 de 
julho
 de 
2022

Pinga Pinga 10/12/2021

Encontro promovido pelo Sebrae em Mandirituba. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Mandirituba

Na última segunda-feira, aconteceu mais um encontro promovido pelo Sebrae e Secretaria Municipal de Indústria Comércio, Turismo e Trabalho, que visa promover estratégicas para a retomada econômica de Mandirituba.

Com a melhora do cenário da pandemia, cresce a expectativa da retomada econômica entre comerciantes e produtores rurais mandiritubenses, os pequenos produtores rurais e comerciantes da cidade continuam em busca da recuperação econômica, após ver a necessidade de se readaptarem.

Durante o ano de 2021, O município de Rio Negro ofereceu 11 cursos profissionalizantes inteiramente gratuitos a população, todos esses voltados a capacitação ao mercado de trabalho e empreendedorismo.

A formação é fruto de contrato e parceria entre Sesc, Senac, Senai e prefeitura. Além dos cursos, o município pôde oferecer também todo o material necessário e deslocamento para os alunos, tudo isso para que os estudantes tivessem a melhor formação possível.

A prefeitura de Contenda, por meio da Secretaria de Saúde, segue realizando ações de prevenção da dengue no município. Nas últimas semanas a equipe de Vigilância da Saúde tem feito a visitação das escolas para divulgar concurso e também sensibilizar a comunidade escolar.

Distribuição de materiais educativos, utilização de microscópio e apresentação de larvas do mosquito da dengue complementam a ação. Por meio da Secretaria de Saúde, também tem realizado a divulgação do “1º Concurso de Prevenção da Dengue”. A atividade é direcionada para os estudantes dos 4º e 5º anos da rede municipal de ensino.

Com o tema “O que posso fazer para controlar e prevenir a Dengue?”, para participar os alunos devem entregar um cartaz que retrate o assunto. Entre os critérios de avaliação estão a criatividade, originalidade, informação educativa, entre outros.

Nesta atividade, o primeiro lugar ganha um tablet, o segundo uma caixa de som portátil e o terceiro colocado um jogo banco imobiliário. O resultado será divulgado oficialmente no dia 16 de dezembro, às 14 horas, no Espaço Cultural e Literário Hildemar Cardoso Moreira.

Uma abordagem policial resultou na prisão de uma pessoas e na apreensão de entorpecentes em Campo do Tenente, nesta semana. A ação foi executada pela equipe da Polícia Militar da cidade, pertencente ao 28º Batalhão de Policia Militar.

Na ocasião, ao abordar o indivíduo, os policiais localizaram duas balanças de precisão, 446 gramas de maconha, 31,1 gramas de cocaína, 20 gramas de crack, três cartelas de Pramil. Ainda, foram apreendidos um veículo, dois celulares e R$ 622. O suspeito foi encaminhado a delegacia, junto com os itens apreendidos.

Visando minimizar os impactos sociais e econômicos sofridos pelos trabalhadores da cultura, grupos, coletivos espaços e territórios culturais devido à pandemia pela Covid-19, a prefeitura de Mandirituba através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, abre inscrições para o Edital de Chamada Pública Cultural nº001/2021- Lei Aldir Blanc.

O objetivo do edital é premiar artistas, grupos, entidades artístico-culturais e trabalhadores da cadeia produtiva da cultura do município de Mandirituba, que apresentem propostas de atividades culturais a serem realizadas no município.

Os interessados em participar devem se enquadrar nos critérios apresentados no edital. E enviar a documentação para o e-mail cultura@mandirituba.pr.gov.br, contendo o link do Google Drive com a documentação.

Os conteúdos artísticos selecionados, serão exibidos em apresentação no Festival de Cultura Aldir Blanc, que será realizado no próximo dia 19, sendo posteriormente disponibilizado para à população por meio de plataformas de streaming e mídias sociais da prefeitura e em espaços públicos do Município. Informações no (41) 3633 1342.

Em Tijucas do Sul, a Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho desenvolveu um programa que irá levar a Secretaria até os munícipes. O programa intitulado “Secretaria nos Bairros”, traz a ideia de facilitar o acesso aos serviços ofertados, disponibilizando nas comunidades.

Neste sábado a partir das 15 horas em Piên, acontece a troca de faixas dos alunos praticantes de Karatê. O evento marca o encerramento do ano de atividades da escolinha de Karatê, realizada pela Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer. Participarão do evento alunos da escolinha de Piên e de Agudos do Sul.

Com o grão-mestre Edson de Oliveira, da Associação de Artes Marciais Karatê Shubu-dô, de Curitiba, os professores Tânia e João, também irão participar do evento. Toda comunidade é convidada a participar, basta levar 1 kg de alimento que será distribuído para famílias carentes. O evento acontece no Ginásio de Esportes Claudio de Oliveira Mendes.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email