sexta-feira, 24
 de 
junho
 de 
2022

Pinga Pinga 10/06/2022

Mais duas turmas do curso de Mecânica Industrial foram concluídas em Piên. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Piên

Na próxima semana, em virtude do feriado de Corpus Christi, a edição de O Regional será antecipada. O jornal circulará na quarta-feira, dia 15 de junho.

Mais duas turmas do curso de Mecânica Industrial foram concluídas em Piên. De acordo com a prefeitura, 29 alunos participaram das aulas e estão certificados pelo Senai e aptos a ingressarem no mercado de trabalho.

As aulas aconteceram por 10 dias, na Carreta do Conhecimento do Senai. Os cursos foram oferecidos pela prefeitura e disponibilizados gratuitamente. Os investimentos foram de R$ 100 mil. A Carreta do Conhecimento do Senai deve retornar para Piên, com o curso de Costura Industrial.

A Secretaria de Viação e Serviços Rodoviários de Piên informou que tem trabalhado na recuperação das vias do município após as fortes chuvas que atingiram a cidade na semana passada.

Conforme a Secretaria, os trabalhos estão concentrados nas estradas principais, com objetivo de garantir a trafegabilidade dos usuários. As equipes do rodoviário estão divididas em várias localidades realizando o patrolamento e ensaibramento das vias conforme cada necessidade.

Foi organizado no Centro Esportivo Dr. Adhelmar Sicuro, em Contenda, os Jogos Escolares Municipais. Os jogos são uma realização da Secretaria de Educação e Departamento de Esportes. 10 escolas municipais participaram de atividades que reuniu alunos do Pré-Infantil I até o 5º Ano.

De acordo com o Departamento de Esportes, o evento teve o caráter pedagógico. Brincadeiras cooperativas foram promovidas e equipes executaram tarefas que dependem dos participantes para atingir os objetivos. Houve premiação para os participantes.

A prefeitura de Fazenda Rio Grande, através da Secretaria de Saúde, com recomendação do Ministério da Saúde, abriu a vacinação contra o sarampo para toda a população de 6 meses a 59 anos. De acordo com a pasta da saúde, as crianças de 6 meses a 4 anos, receberão uma dose extra.

A diretora de Vigilância em Saúde, Nelceli Garcia, lembra que o sarampo é uma doença provocada por vírus, transmitida pela fala, tosse e espirro, e contagiosa, podendo ser contraída por pessoas de qualquer idade.

A condição é caracterizada por febre, inflamação das mucosas do trato respiratório, erupção maculopapular generalizada seguida por descamação; alertando que a única forma de prevenção é a vacina disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).

A prefeitura de Rio Negro, por meio da Secretaria da Fazenda, lançou o Programa de Recuperação Fiscal 2022. Até o dia 28 de outubro, os moradores e empresas que estiverem em débito, podem negociar dívidas. No programa são oferecidos descontos na multa e nos juros.

Os parcelamentos podem ser feitos em até 72 vezes. Os valores dos descontos de multa e juros variam de acordo com o débito e com a forma de pagamento.

O Hospital Nossa Senhora das Dores, de Tijucas do Sul, recebeu uma doação de cobertores. A ação é uma parceria entre as Secretarias de Saúde e Assistência Social e Cidadania.

Os cobertores foram arrecadados pelo Rotary Clube Tijucas do Sul. A secretária de Assistência Social e Cidadania, Marilda Moreira, fez a entrega para o hospital, representado pelo diretor, Julio Kadanus.

O tradicional Bazar dos R$ 2 realizado pelo projeto Circo Social que ocorreria nesta sexta, sábado e domingo, será transferido para o mês de julho por motivo de força maior.

A nova data do evento beneficente será dos dias 8 a 10 de julho, das 8 às 17 horas, com inúmeras opções. A sede do Circo Social está situada na rua São João, nº 178, em Mafra.

O Circo Social também reitera os meios de contato para campanha de doações diversas (móveis, roupas e artigos em geral) que podem ser agendadas pelo telefone 3271 9035 ou 98496 1539 (WhatsApp).

Moradores de Pinhais, interessados em participar do curso de Fabricação de Bolos e Pães Naturais e Integrais, podem se inscrever pela internet. Promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semde), serão ofertadas 32 vagas sem custos aos participantes.

A capacitação terá duas turmas com 16 alunos cada, sendo uma no horário das 13h30 às 17h30 e outra das 18h30 às 22h30. As aulas serão realizadas na unidade móvel do Senai, instalada no estacionamento do Armazém da Família de Pinhais. As aulas acontecem no período de 22 de junho a 5 de julho e tem um total de 40 horas.

As vagas são limitadas. As inscrições ficarão abertas enquanto houver vagas disponíveis e os requisitos exigidos são ter 14 anos completos, morar em Pinhais, ter no mínimo o Ensino Fundamental incompleto e um e-mail para o envio do certificado.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email