segunda-feira, 22
 de 
julho
 de 
2024

Pinga Pinga 03/05/2024

Pinga Pinga
Pinga Pinga

O campo do Grêmio Esportivo Tenenteano foi local de um evento em celebração ao Dia do Trabalhador, na última quarta-feira A comunidade se reuniu para uma manhã repleta de jogos amistosos e atividades culturais.

Os jogos começaram com partidas entre equipes da Escola Furacão e veteranos. O grande destaque do dia foi o aguardado duelo entre os grupos ‘os de terno’ e ‘os de bombacha’. Vestidos a caráter, com ternos e trajes típicos gaúchos, os jogadores entraram em campo para um jogo divertido e descontraído.

Acontece neste mês a Agro Contenda 2024.O evento será realizado nos dias 18 e 19 de maio pela Ceppe do Brasil, com o apoio da prefeitura de Contenda.

Com entrada franca, a Feira de Agronegócio contará com exposição de máquinas e implementos agrícolas, veículos, serviços financeiros, entre outros, além de praça de alimentação e atrações diversas.

Em Piên haverá Curso gratuito de Piscicultura criação de peixes. Que será ministrado nos dias 20 e 21 de maio, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O curso acontecerá na Secretaria de Agricultura de Piên, na rua Reinaldo de Oliveira Mendes, 486, Centro.

As aulas serão teóricas e práticas e as inscrições podem ser feitas pelos telefones (41) 3632 1047 IDR ou (41) 3632 1015 na Secretaria de Agricultura.

A Secretaria de Cultura de Piên está com inscrições abertas para a Oficina de Costura, em alusão ao Dia das Mães. Serão duas opções de aulas, uma no dia 7 de maio no período da tarde e a outra no dia 8 de maio no período da noite.

Interessadas em realizar a inscrição devem procurar a sede da Secretaria de Cultura, localizada no Centro Cultural e Educacional Rita Palhano, na área central da cidade.

Em Piên, os carnês do IPTU começaram a ser distribuídos na última semana, o qual poderá ser pago em cota única ou ainda parcelado. O pagamento do IPTU poderá ser realizado em diversos correspondentes bancários.

O contribuinte poderá pagar o imposto em cota única, com desconto de 10%, até o dia 10 de junho. O pagamento à vista, sem desconto, segue até o dia 10 de julho.

Para quem preferir parcelar é disponibilizado a divisão em até 6 parcelas, com parcela mínima de R$ 50,00 e com o primeiro vencimento no dia 10 de julho.

Quem não receber os carnês pode fazer a retirada na prefeitura, na subprefeitura de Trigolândia, site www.pien.pr.gov.br ou ainda pelo e-mail receitas.administracao@pien.pr.gov.br. Mais informações pelo WhatsApp (41) 3632-1293.

A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Piên informa que estão abertas as inscrições para os produtores que desejam fazer o processo de recuperação de nascentes em sua propriedade. Poderão ser inscritas até duas nascentes por produtor. As inscrições deverão ser feitas de forma presencial até o dia 10 de maio.

Para a proteção das nascentes, será utilizada uma técnica à base de solo-cimento, bastante difundida no meio rural e usada há anos pela extensão rural. A fonte passa por uma limpeza geral para retirar possíveis impurezas.

Em seguida, a área da nascente recebe pedras irregulares (pedra ferro, sem fundo amarelo), funcionando como um filtro físico da água. Na sequência, faz-se a colocação de canos de abastecimento das caixas d’água. Por fim, a fonte é lacrada com uma mistura de solo com cimento.

Para comemorar o aniversário de 70 anos do Rotary Club de Rio Negro, celebrado no dia 13 de abril e 20 anos da Feira da Lua, na tarde da última quarta-feira foram doadas para a população 70 mudas de árvores durante o evento na Praça João Pessoa.

A iniciativa foi do Rotary Club de Rio Negro, cuja equipe plantou na praça uma das mudas juntamente com o prefeito James Valério. A equipe será responsável pela manutenção da árvore. Uma placa comemorativa será instalada em breve no local.

Nos dias 6 a 17 de maio, o Esquadrão Contra a Dengue, da prefeitura de Pinhais, estará nos bairros Maria Antonieta, Pineville e Emiliano Perneta.

Com o objetivo de eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, as equipes realizam a coleta de materiais e resíduos como: madeiras e móveis inservíveis, resíduos eletroeletrônicos, entulho em pequena quantidade (até 1m³), e pneus inservíveis.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email