sábado, 13
 de 
agosto
 de 
2022

Pinga Pinga 01/07/2022

Alunos da Escola Santa Isabel, de Piên, em visita na propriedade de Leide Sagaz, conhecida como Casa da Suculenta. Foto: Divulgação

Gentileza, educação, carisma, empatia, simplicidade, força de vontade, olhar de futuro, amor pela natureza e pela vida. Esses foram alguns dos valores elencados pelos alunos da Escola Santa Isabel, de Piên, em aula de campo na propriedade de Leide Sagaz, na comunidade de Campina dos Crespins, conhecida como Casa da Suculenta.

No local, Leide mostrou sua arte na preparação dos vasos para as suculentas, feitos somente com lixo que é descartado e contou que procura tudo aquilo que as pessoas jogam fora, encontra nas lixeiras e reutiliza.

Sua arte é feita com retalhos de tecidos velhos de toalha e roupas, massa de cimento, e tudo aquilo que é descartado como lixo que encontra por aí. Na oportunidade foram apresentadas diferentes espécies de suculenta, como preparar o composto orgânico usando tudo o que a natureza oferece para o plantio da suculenta.

Um novo cronograma de coleta de lixo entará em funcionamento em Piên. A partir de agora a cidade terá um caminhão exclusivo para a coleta de material orgânico e um outro para a coleta do material reciclável.

Na segunda-feira, haverá coleta orgânica, no Centro, Avencal, Boa Vista BR, Fragosos, Trigolândia, Ponte Alta, Campina dos Crespins e Gramados. Na quarta, Centro, Avencal, Boa Vista, Fragosos, Trigolândia, Ponte Alta, Campina dos Crespins, Gramados, Letreiro, Aterrado Alto e Mosquito.

Já na 1ª e 3ª quinta-feira do mês, haverá coleta em Campina dos Maia, Picacinho, Povinho, Lageado, Poço Frio dos Souza, Cachoerinha, Monjolinho e Palmitinho. Na 2ª e 4ª quinta-feira, em Campina dos Maia, Boa Vista, Campo Novo, Vermelhinho, Poço Frio dos Moreira, Quicé, Mosquito, Letreiro, Cachoerinha, Monjolinho e Palmitinho.

E na sexta-feira, a coleta orgânica acontece no Centro, Avencal, Boa Vista, Fragosos, Trigolândia, Ponte Alta, Campina dos Crespins, Gramados, Palmito de Cima e Palmito de Baixo.

Para a coleta seletiva, na segunda-feira será a vez de Palmito de Cima, Palmito de Baixo, Aterrado Alto, Letreiro, Campina dos Crespins e Cachoerinha. Na terça, em Fragosos, Paranazinho, PR-420, Trigolândia, Baixada, Monjolinho e Ponte Alta.

Na quarta-feira, será a vez de Campina dos Maia, Boa Vista, PR-420, Picacinho, Povinho, Lageado, Poço Frio dos Souza, Campo Novo, Vermelhinho, Poço Frio dos Moreira, Quicé e Mosquito. E na quinta-feira, Centro, Avencal, Gramados.

O Ten-Cel. Hornung, comandante do 28º BPM, acompanhado do prefeito de Rio Negro, James Karson Valério, do vice Alessandro von Linsingen, do gerente do Banco do Brasil na cidade, José Paulo Nehrig Belo, e demais autoridades, realizou, na última semana, entrega à população do projeto Área Segura,

A inciativa do comandante da 2º Companhia, Capitão Paulo Eduard Antônio Lemes, visa trazer segurança às pessoas que efetuam negociações online, mas precisam efetivar a transação pessoalmente.

A área, que possui duas vagas de estacionamento na frente da companhia, é monitorada 24 horas por câmeras, e permite aos envolvidos que tirem dúvidas com a equipe, e caso percebam que estão sendo vítimas de um golpe, ou mesmo caso se sintam ameaçados, possam acionar o policial diretamente pelo interfone da subunidade.

Foram realizadas em Pinhais, no último sábado, as atividades dos projetos Esporte da Praça e Rua da Cultura, ambos promovidos pela prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semel). As ações ocorrem mensalmente e, desta vez, aconteceram nos bairros Atuba e Weissópolis.

Nesta edição, o Esporte na Praça foi realizado no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), localizado na Av. Maringá, no Atuba. Os participantes tiveram várias brincadeiras disponíveis, atividades esportivas e recreativas, entre outras opções.

Já a Rua da Cultura, foi promovida no Weissópolis na sede do Centro de Artes e Esporte Unificados (CEU) e contou com oficinas culturais, troca de livros, pintura em tela, aula de ritmos, entre outras atrações.

O Projeto Carreta do Conhecimento promove, em Tijucas do Sul, o curso de automação industrial, por meio de parceria entra a prefeitura, Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho e Senai-PR.

A idade mínima é de 16 anos, com 18 vagas para cada turno, tarde e noite. As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico até hoje, com início das aulas previsto para 20 de julho.

O Departamento de Compras, Licitações e Contratos da prefeitura da Lapa necessita de estagiário (a) para início imediato, cursando ensino superior em Direito, Administração ou Gestão Pública. Currículos podem ser enviados no licitalapa@gmail.com. Para mais informações (41) 3547-8029 ou 3547-8030.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email