domingo, 7
 de 
agosto
 de 
2022

Pimentão é nova aposta em Tijucas do Sul

Prefeitura disponibiliza apoio técnico para que os agricultores tenham maior rentabilidade na produção/Foto: Assessoria de Imprensa / Prefeitura de Tijucas do SulEm Tijucas do Sul, a avicultura teve destaque na atividade agrícola por muitos anos, no entanto, com a falência de algumas empresas muitos agricultores sofreram calotes e tiveram grandes perdas. Boa parte desses produtores migraram para outras possibilidades de emprego e renda e o município vem diversificando sua atividade na agricultura familiar. Depois do cogumelo, morango, champignon e até codornas, agora é a vez do pimentão. Após contato feito pelo vereador Clodomir Rocha, outros 31 agricultores estão aderindo à cultura e firmaram uma parceria com empresa que se compromete com a compra de toda a produção local. Serão neste primeiro momento 150 mil pés de pimentão plantados pelos tijucanos.
Segundo o técnico da Secretaria de Agricultura de Tijucas do Sul, Fabiano da Cruz Melo, ainda não é possível prever resultados por se tratar de uma nova cultura no município, além disso, será necessário um cuidado especial na prevenção de pragas. “E devido à grande quantidade de chuvas das últimas semanas já imaginamos uma quebra de pelo menos 15% na produção”, informou. Fabiano da Cruz relata que a prefeitura tem contribuído com os agricultores na análise do solo, e as orientações para a adubação, rotação e aplicação de fungicidas.
A família do agricultor Eurides Camargo, que atua na produção de tabaco e inhame, resolveu apostar no pimentão. Estão plantando no total 6 mil pés da hortaliça e tomando todo cuidado no processo que vai até a colheita. Se tudo correr bem, no final de dezembro será possível ter o primeiro resultado.
Produção – Técnicos que acompanham a produção de pimentão informam que o custo total de um pé chega a R$ 3,50. Esse mesmo pé produz por dois anos. Atualmente a caixa do pimentão é comercializada na região por R$ 8,00.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email