sábado, 2
 de 
março
 de 
2024

Piên recebe oficialmente o selo de Cidade Educadora

Selo de Cidade Educadora foi entregue a Piên. Foto: Arquivo/O Regional
Selo de Cidade Educadora foi entregue a Piên. Foto: Arquivo/O Regional
Reconhecimento como Cidade Educadora, por meio do projeto ‘Feira da Lua’ foi entregue em solenidade realizada na noite desta sexta-feira, na Praça da Paz

Uma conquista foi celebrada pelo município de Piên na noite desta sexta-feira, durante programação da Feira da Lua. Em solenidade na Praça da Paz, houve a entrega oficial do selo Cidade Educadora, reconhecimento por ações voltadas a questões de cidadania, sustentabilidade, pertencimento, respeito e tolerância, justamente envolvendo o projeto ‘Feira da Lua’.

No dia 30 de maio desse ano, Piên participou do Fórum de Prefeitos promovido no Salão de Atos do Parque Barigui, em Curitiba, onde recebeu o reconhecimento como Cidade Educadora. no Brasil apenas 31 cidades estão credenciadas como Cidade Educadora e Piên faz parte desse número juntamente com Curitiba, utilizando a Feira, que desde 2021 vem ganhando notoriedade na região, recebendo famílias, sendo palco de atrações esportivas e culturais, campanhas de saúde e fomentando a educação e o desenvolvimento local.

Durante a solenidade desta sexta-feira, o presidente da câmara de vereadores, Giomar da Rosa, o Juma, falou da alegria em receber o reconhecimento. “Nossa cidade está de parabéns por estas ações”, afirmou.

De acordo com a secretária de Educação, Clarice Fragoso, toda a equipe da pasta vem lutando por uma educação de qualidade, que possa ir além dos muros das escolas. “A educação tem a missão de transcender os muros das escolas e invadir a cidade em todos os setores, como o caso da Feira. Compartilho nesta ocasião a notícia de que Piên alcançou o primeiro lugar da Região Metropolitana na prova de fluência em leitura para o 2º ano. É uma alegria imensa”, destacou.

O prefeito Maicon Grosskopf lembrou do cenário da Praça da Paz no início da gestão, que estava sem utilização, sendo um ponto para vandalismo. “A Feira da Lua veio para dar vida para este lugar, trazendo as famílias, feirantes e visitantes para este espaço. Seguimos trabalhando para dar a nossa população um município cada vez melhor. Agradeço aos profissionais da Educação, servidores e empresas que estão junto conosco nesta caminhada”, disse.

Ao entregar o selo às autoridades municipais, Nelson Bucker, gestor executivo da rede nacional de Cidades Educadoras, apontou que projetos como a Feira da Lua fazem a diferença na sociedade. “Piên integra agora o rol de mais de 500 cidades no mundo com este reconhecimento. Parabéns a gestão por ter colocado Piên como espelho para levar a experiência para outros municípios”, finalizou.

Cidade Educadora – Durante o 1º Congresso Internacional de Cidades Educadoras, em Barcelona, no ano de 1990, surgiu o conceito de cidade educadora. Ele está inscrito na Carta das Cidades Educadoras, documento elaborado nesse evento, detalhando que “a educação transcende as paredes da escola para impregnar toda a cidade”.

Na Carta da AICE, a entidade pondera que a cidade deve exercer e desenvolver sua função educadora de maneira paralela às suas atribuições tradicionais, como funções econômica, social e de política de prestação de serviços. Isso deve ser feito, prossegue a associação, “tendo em vista a formação, promoção e o desenvolvimento de todos os seus habitantes”.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email