Foi sepultado na última quarta-feira o corpo do prefeito de Piên, Livino Tureck. Aos 54 anos, ele tinha sido internado no dia 9 de novembro, quando foi acometido por uma úlcera no estômago e passou por cirurgia de emergência. Desde então, seu quadro clínico era tratado pela junta médica do Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba. No entanto, Tureck não resistiu e veio a óbito no início da tarde de terça-feira.
Natural de Agudos do Sul, cidade vizinha de Piên, Livino Tureck saiu da vida privada para ingressar na atividade pública em 2008, quando participou da eleição como candidato a vice-prefeito em Piên. Saiu vitorioso e cumpriu os quatro anos na gestão municipal. Depois voltou a atuação nas empresas da família. Em 2016, novamente saiu candidato a vice-prefeito, conquistando mais um resultado vitorioso. Dois meses após a eleição, o prefeito eleito Loir Dreveck foi assassinado e coube a Livino Tureck assumir a prefeitura de Piên em 1º de janeiro de 2017.
A principal característica de Tureck sempre foi o diálogo e bom relacionamento com a comunidade. Era envolvido em diversos movimentos, principalmente na igreja e no meio esportivo. Durante seus quase dois anos de mandato se dedicou na busca de recursos que pudessem ampliar os serviços públicos e melhorar a infraestrutura do município. Mesmo assumindo a prefeitura num momento delicado da vida política de Piên, conseguiu dar seguimento a administração municipal sem nenhum problema.
O velório foi realizado no bairro de Trigolândia, onde Livino morava, e contou com a presença de diversas autoridades locais e regionais, como prefeitos de cidades vizinhas. Na tarde de quarta, com o corpo sendo conduzido em caminhão da Defesa Civil, o cortejo percorreu ruas do Centro de Piên, seguindo posteriormente até a cidade de Agudos do Sul, onde ele foi sepultado.
A cidade teve luto decretado pelo período de cinco dias.
A luta – Livino Tureck era para muitos um exemplo de luta e vitória na batalha contra o câncer, doença que chega sem avisar e castiga muitas pessoas. Em 2013, Tureck foi diagnosticado com o câncer na garganta e a partir daí iniciou um longo tratamento. Ficou com parte da face do rosto desfigurada, mas venceu e ainda teve disposição para enfrentar uma nova eleição municipal. Muito ligado a esposa, Jucélia, e aos filhos Heloana e Mateus, o prefeito Livino Tureck estava sempre presente no maior número de agendas possíveis. O maior prazer era sempre estar com a família e amigos.