sábado, 2
 de 
março
 de 
2024

Encomenda de calcário pode ser feita em Piên

Produtores podem participar do programa de distribuição de calcário. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Piên
Produtores podem participar do programa de distribuição de calcário. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Piên
Com o programa, prefeitura desloca o caminhão para buscar o calcário em Almirante Tamandaré e o agricultor fica responsável somente pelo pagamento do produto

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Piên está realizando inscrições para interessados em participar do programa de calcário. Com a iniciativa, a prefeitura desloca o caminhão para buscar o material em Almirante Tamandaré e os agricultores ficam responsáveis pelo pagamento do produto.

Para participar do programa, é importante estar atento a alguns critérios, como ter o Cad Pro ativo, regularizar a prestação de contas das notas fiscais, não ter pendências com a Secretaria e ter o imóvel dentro do território de Piên.

As entregas têm um limite de 12 toneladas por produtor, que precisa fazer o pagamento do produto por meio de um depósito bancário.

Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Carlos Magon, o calcário tem uma importância muito grande no tratamento do solo e o objetivo do município é que o produtor tenha um cuidado com a qualidade do solo que realiza o plantio. “Com o solo fértil e equilibrado, é possível que haja uma maior produtividade e qualidade na colheita”, aponta.

Magon reforça ainda que outra questão que deve se levar em consideração é que para participar do programa, o agricultor precisa ter uma análise do solo atualizada, dentro do período de seis meses. “É através desta análise que sabemos qual o tipo de calcário que a propriedade necessita”, diz.

Os produtores que não fizeram a análise de solo do terreno ou que esteja desatualizado, podem buscar ajuda na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, onde poderá ser feita a solicitação dos envelopes para coletas. Uma parceria com o laboratório Agrotecsolo faz com que as amostras enviadas retornem com os resultados em até 21 dias, com custo da operação baixo e que está fixado no mural da Secretaria de Agricultura.

A análise também pode ser solicitada junto ao IDR, que tem uma parceria com a Tecsolo.

O cadastro para a encomenda do calcário está disponível na Secretaria de Agricultura, que está localizada na rua Reinaldo de Oliveira Mendes, número 486, no Centro, próxima à Secretaria de Viação e Serviços Rodoviários.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email