segunda-feira, 20
 de 
setembro
 de 
2021

Paróquias, ônibus interestaduais e bancos também sentem o impacto

Padre Clayton Scabba, da cidade da Lapa, transmitiu as celebrações pelas redes sociais. Foto: Reprodução/DivulgaçãoAs medidas de enfrentamento ao coronavírus também já estão sendo adotadas em toda a região por empresas privadas, entidades religiosas e instituições bancárias. Em alguns locais, inclusive, já há indicativos de fechamento de comércios e diminuição no fluxo de atendimento ao público.

As paróquias integrantes da Diocese de São José dos Pinhais já se manifestaram em relação à paralisação de atividades ou limitar o número de fiéis em celebrações para evitar aglomerações. Na região, algumas cidades, como é o caso de Campo do Tenente, Contenda, Lapa, Piên, Quitandinha, Rio Negro e Tijucas do Sul, acrescentaram outras medidas, como a suspensão, até o dia 31 de março, de missas e demais atividades pastorais. Também foi determinado que cada paróquia verifique a possibilidade de realizar missas privadas, com transmissão via redes sociais e rádios, evitar visitação a idosos e doentes, além do adiamento de mutirões de confissão.

Outro serviço afetado é o da Justiça Eleitoral. De acordo com a chefe do cartório de Fazenda Rio Grande, Samantha Balduino dos Santos Ferst, em todo o estado os atendimentos foram interrompidos, a princípio, até o dia 31 de março. “As operações presenciais de alistamento, transferência, segunda via e revisão do cadastro eleitoral ficarão suspensas. Serviços de emissão de certidões de crimes eleitorais, filiação partidária, negativa de alistamento, quitação eleitoral, composição partidária, emissão de GRU para quitação de multas eleitorais, justificativa eleitoral, inscrição para mesários e agendamento de atendimento poderão ser solicitados pela internet”, explica.

Por meio de nota, a empresa Expresso São Bento, responsável pelas linhas interestaduais que passam pelo Paraná e Santa Catarina, informou que, atendendo as recomendações governamentais, suspendeu as viagens. “A Expresso São Bento informa que a partir desta quinta-feira, 19 de março de 2020, vai paralisar todas suas linhas por um período inicial de sete dias”, detalha.

Banco Itaú adotou como medida atender internamente um cliente por vez em Piên. Foto: Arquivo/O Regional

Em relação ao atendimento das agência bancárias, a Federação dos Bancários do Estado do Paraná informou que as medidas essenciais de prevenção já estão sendo executadas, como utilização de álcool gel pelos funcionários e clientes e reduzindo o número de pessoas que circulam no interior das agências. Além disso, a entidade destacou que já vem sendo estudada a possibilidade de redução no horário de atendimento das instituições financeiras.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email