segunda-feira, 27
 de 
setembro
 de 
2021

Parceria entre a prefeitura de Pinhais e universidade oferece fisioterapia para pacientes com sequelas da Covid-19

Parceria entre a prefeitura de Pinhais e universidade está beneficiando moradores. Foto - Prefeitura de Pinhais

Pessoas que tiveram Covid-19, especialmente os casos mais graves, acabam ficando com sequelas. E para prestar atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde em Pinhais, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou uma parceria com o curso de Fisioterapia do Centro Universitário Campos de Andrade (Uniandrade).

Segundo o professor Dr. Faruk Abrão Kalil Filho, coordenador do curso de Fisioterapia da Uniandrade, a alta demanda de casos e de usuários do sistema de saúde que necessitavam de reabilitação motora e respiratória deu início a este trabalho. “São pacientes que se encontram acamados e ou domiciliados, sem condições de frequentarem a clínica fisioterapêutica por não conseguirem se deslocar devido às grandes alterações que o novo coronavírus deixou no organismo”, complementa o professor.

A parceria se efetiva por meio do trabalho que também é realizado em Pinhais pelo Centro Municipal de Especialidades, serviço do SUS de nível ambulatorial de apoio diagnóstico e terapêutico.

“O atendimento é totalmente voltado para pacientes acamados e domiciliados. Hoje não nos limitamos apenas aos que apresentam sequela pós-Covid, mas também para pacientes que sofreram AVC, traumatismos cranianos, fraturas múltiplas, DPOC grave ou qualquer paciente que não tem independência e possibilidade de sair de casa para fazer o tratamento”, explica Faruk.

Atualmente, 33 alunos do último ano de Fisioterapia fazem os atendimentos como estágio curricular obrigatório, sempre com a supervisão de professores. “Eles estão distribuídos em algumas Unidades de Saúde da Família e na maternidade do Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Os professores estão a todo momento em contato com o aluno e paciente, estudando e avaliando com seus alunos cada caso para que seja realizado o melhor tratamento possível para os pacientes”, detalha o coordenador.

Para o professor Dr. Faruk a cooperação entre a prefeitura e a instituição de ensino é muito positiva. “Para os alunos da Uniandrade a experiência adquirida, a vivência, o trabalho em campo com estes pacientes é muito rico para o aprendizado e formação profissional e pessoal dos alunos. Para o município de Pinhais os pacientes são os beneficiados com um tratamento fisioterapêutico de qualidade aos usuários, prezando pela qualidade de vida dos moradores do município”, finaliza.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email