O paratleta de Pinhais Alessandro da Costa Lopes ficou em primeiro lugar em uma das categorias do Rio Challenge, competição que ocorreu em outubro no Rio de Janeiro. A organização é da Sport Jiu Jitsu South American Federation e reuniu atletas e paratletas de todas as faixas etárias.
O atleta de 29 anos é morador de Pinhais do bairro Vargem Grande. O jovem tem uma falta de coordenação dos movimentos em diferentes partes do corpo. Ele começou a prática do esporte há dois anos e fez do esporte seu estilo de vida.
Alessandro começou a prática do esporte por influência do seu personal trainer com objetivo de ajudar na sua reabilitação. O jovem começou a focar no treinamento e começou a participar de competições. No Rio de Janeiro, Alessandro participou de duas categorias, uma delas ficou em 3º lugar e foi campeão na outra.
O atleta conta que os resultados superaram suas expectativas. “A cada competição que participo dá para perceber a evolução. Essa do Rio de Janeiro foi melhor do que pensava. Quando iniciei no jiu-jitsu, era focado mais para minha reabilitação. Mas hoje em dia posso mostrar que o Parajiu-Jitsu pode ser disputado por várias pessoas com deficiência, que o esporte muda vidas, como o Parajiu-Jitsu vem mudando a minha, afinal esse é um esporte que tem mais de 21 classificações funcionais para deficientes”, disse.