terça-feira, 14
 de 
outubro
 de 
2025

Outubro Rosa destaca chamado aos cuidados com a saúde da mulher

Na Campanha Outubro Rosa, Dona Lúcia incentiva as mulheres a cuidarem da saúde. Foto: Arquivo/O Regional
Dona Lúcia incentiva as mulheres a cuidarem da saúde. Foto: Arquivo/O Regional
Público feminino é incentivado pela campanha Outubro Rosa a participar de ações de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero e atenção aos hábitos saudáveis

Durante todo este mês, órgãos de saúde e sociedade civil estão engajados em ações da campanha Outubro Rosa, iniciativa que buscar chamar a atenção das mulheres para o cuidado com a saúde e medidas de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero.

Neste ano, a iniciativa ainda evidencia avanços na política pública de saúde feminina. Entre as novidades está que o Ministério da Saúde incluiu novos medicamentos no SUS para o tratamento do câncer de mama avançado e ampliou o acesso à mamografia para mulheres a partir dos 40 anos, além da ampliação do acesso a testes genéticos para identificar o risco de câncer de mama, já garantidos nos planos de saúde e, em breve, disponíveis também no SUS, proposta aprovada pelo Senado em setembro de 2025.

Aos 75 anos, Lúcia Negrelli Kurovski, de Piên, se recorda do primeiro diagnóstico de câncer, nos anos de 1990. “Fui diagnosticada com câncer no estômago e, na época, cheguei a pesar 33 quilos. Fui desenganada, mas venci”, recorda a pienense, que anos mais tarde foi novamente acometida pela doença, desta vez no colo do útero. “Aos 50 anos, eu nunca tinha feito preventivo na vida. Recebi a visita da equipe da saúde do município e eles me relataram que era um tumor maligno, me encaminhando para acompanhamento médico”, conta.

Segundo a mulher, após passar por cirurgia, novamente alcançou a cura. “Refiz todos os exames e estava curada. A fé me salvou”, afirma Lúcia, reforçando a recomendação de que as mulheres se cuidem e estejam atentas com a saúde. “Aconselho que todas busquem atendimento aparecendo qualquer dor anormal. Não se entreguem”, completa.

Em toda a região, as unidades de saúde têm disponibilizado atendimentos às mulheres, como em Mandirituba, onde a Secretaria Municipal de Saúde tem reforçado os serviços. “Neste ano, o município reforçou a equipe de atendimento com a contratação de novos profissionais, incluindo ginecologista e enfermeira, ampliando os serviços voltados ao público feminino e o acompanhamento integral da saúde da mulher”, informou a pasta.

Por meio da secretária Ana Elisa Peixoto do Amaral Vilczeki, a pasta aponta o acolhimento com o público feminino durante a campanha. “A fila de mamografias no município está zerada, garantindo que todas as mulheres tenham acesso ao exame. No dia 18 de outubro, durante o Dia D de Vacinação, as Unidades Básicas de Saúde realizarão solicitações de mamografia e coletas do exame preventivo, reforçando o compromisso com o cuidado e a prevenção. As consultas com ginecologistas seguem disponíveis, através de encaminhamento das UBS’s, ao longo de todo o ano, não apenas durante a campanha, assegurando o acompanhamento contínuo e o acolhimento das mulheres em todas as etapas da vida”, detalhou.

Segundo a secretária, toda a sociedade deve estar envolvida no movimento e os cuidados devem ser mantidos ao longo de todo o ano. “O Outubro Rosa é mais do que uma campanha, é um convite à reflexão, ao cuidado e à solidariedade. Receber um diagnóstico de câncer nunca é fácil, mas informação, acolhimento e prevenção fazem toda a diferença”, ressalta.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) reforça que a atividade física regular é uma das formas mais eficazes de prevenção, podendo reduzir em até 40% o risco de câncer de mama. Além disso, contribui para o bem-estar físico e emocional. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que sejam feitos, pelo menos, 150 minutos semanais de atividade física moderada, como caminhada, bicicleta ou dança.

Também é orientado que as mulheres observem suas mamas regularmente e procurem atendimento médico ao notar alterações, participando também de consultas e exames preventivos, além da adoção de hábitos saudáveis, com uma alimentação equilibrada e evitando o tabagismo e o consumo excessivo de álcool.

📲 O grupo de notícias de O Regional te deixa por dentro do que acontece em toda a região. Conecte-se com a gente no link.
👉🏻 Receba O Regional em sua casa. Faça sua assinatura pelo WhatsApp.
▶️ Inscreva-se em nosso canal no Youtube e confira nosso vídeos.
📷 Acompanhe nossos conteúdos no Instagram.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email