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2024

Ônibus GNV vai atender linha do transporte metropolitano de Curitiba

Autoridades estiveram na apresentação do veículo movido 100% a GNV. Foto: Albari Rosa/AEN
Autoridades estiveram na apresentação do veículo. Foto: Albari Rosa/AEN
Veículo, movido 100% a Gás Natural Veicular (GNV), circulará nas ruas de Curitiba e Região Metropolitana, entrará em funcionamento a partir desta quarta-feira, em um período de testes de 30 dias

Entra em funcionamento, a partir desta quarta-feira, um ônibus movido 100% a Gás Natural Veicular (GNV) nas ruas de Curitiba e Região Metropolitana. O objetivo é testar o veículo em uma linha metropolitana do transporte coletivo urbano pelo período de 30 dias e certificar os indicadores de eficiência, em especial a redução de 90% nas emissões de poluentes.

Iniciativa do governo estadual, o veículo faz parte do projeto de mobilidade urbana sustentável a partir do uso do gás natural, realizado pela Companhia Paranaense de Gás (Compagas) em conjunto com a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP) e a fabricante Scania.

Presente no lançamento do projeto, nesta terça-feira, o governador Ratinho Junior entaleceu a importância deste veículo. “Várias cidades no mundo já têm praticamente 80% da sua frota movida a gás natural. Esse é o primeiro ônibus que nós temos no Paraná para experimentar a eficiência, o custo operacional comparado a um ônibus movido a óleo diesel, além da questão ambiental, que é uma preocupação que nós temos a cada dia. É uma inovação que o Governo do Estado traz para o Paraná”, destacou.

O uso deste combustível permite uma redução significativa de poluentes na atmosfera. Em relação ao diesel, o veículo a gás pode emitir até 20% menos CO2 – dióxido de carbono, o gás que provoca o efeito estufa, com benefícios ligados diretamente à saúde da população. A diminuição de óxidos de nitrogênio (NOx) é de quase 90% e a de material particulado chega a 85%. Os efeitos são de curto prazo, com um menor índice de doenças cardiovasculares e de perda de produtividade causada por esses poluentes.

Ratinho enfatizou que, caso seja viável, a ideia é expandir a frota de veículos do transporte público do Estado com ônibus que utilizem o gás natural no futuro. “Com os testes sendo aprovados, queremos ajudar os municípios a ampliar a sua frota movida a gás natural, para que o custo operacional fique mais baixo, já que o diesel no dia a dia acaba sendo caro para o transporte público”, acrescentou.

O ônibus em teste fará parte da frota da Viação São José e vai operar na linha São José / Guadalupe, percorrendo diariamente um trajeto de mais de 280 quilômetros entre São José dos Pinhais e Curitiba. O modelo fabricado pela Scania é o padron K 280, com 14 metros de comprimento e capacidade para 86 passageiros.

Segundo o secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, a iniciativa vai ao encontro das políticas da gestão de adotar iniciativas inovadoras com foco em tecnologia aliada à sustentabilidade. “É mais um passo para a modernidade que o Estado dá, um veículo que representa as novas energias, que traz economia e boa autonomia. É mais uma prova que o Estado está atento às novas ações de mobilidade, hoje uma das prioridades dos gestores dos grandes centros urbanos”, destacou.

O gerente de Vendas de Soluções de Mobilidade da Scania Operações Comerciais Brasil, Celso Mendonça, também falou da iniciativa. “Temos certeza que nesta demonstração na Região Metropolitana de Curitiba comprovaremos aos operadores e ao órgão gestor todas as vantagens da solução a gás”, afirmou.

Para o CEO da Compagas, Rafael Lamastra Junior, o projeto posiciona o Paraná em um movimento de destaque em sustentabilidade e mobilidade urbana, já que oferece redução de custo e um veículo menos poluente. “Estamos em um momento de substituição de frota na cidade e na RMC e queremos aproveitar essa oportunidade para inserir um transporte mais sustentável e econômico, que utilize um combustível interessantíssimo como o gás natural”, explicou.

De acordo com o diretor-presidente da AMEP, Gilson Santos, adotar veículos movidos a gás natural pode ter um impacto econômico significativo para os estados e municípios, o que refletiria diretamente no custo para o usuário. “O Estado quer ter uma ação expressiva com a tarifa social para que possamos trazer esse usuário de uma forma mais barata, e tudo isso tem uma relação muito forte com o tipo de veículo que utilizamos. A ideia de fazer essa experiência com esse ônibus a gás vem ao encontro de buscar novas tecnologias, um custo que seja mais acessível para o gestor, para o Estado e para o usuário que paga tarifa”, enalteceu.

Cristiano Locatelli, diretor da Cotrasa, explica que a Casa Scania que atende a região, dentre as tecnologias menos poluentes, os veículos movidos a gás natural são mais viáveis do que os elétricos, por exemplo. “Ter a oportunidade de realizar a demonstração do ônibus urbano a gás, mais uma vez em nossa região, é um grande privilégio para reforçar que esta solução, além de sustentável, é extremamente viável”, disse.

Para viabilizar os ônibus a gás não são necessárias alterações significativas nos projetos das carrocerias. As instalações dos cilindros de gás podem ser feitas entre as longarinas do chassi ou sobre o teto.

O modelo testado é o K 280 4×2, que tem propulsor de 280 cavalos de potência, motor Ciclo Otto e é movido 100% a gás e biometano, ou mistura de ambos. Não é convertido do diesel para o gás, tem desempenho consistente e força semelhante ao similar a diesel, além de ser mais silencioso. Para o ônibus em teste, foram instalados oito cilindros de gás na lateral dianteira com uma autonomia de 300 km.

A fabricante enfatizou que a segurança é total em caso de acidentes. Os cilindros, feitos com ogivas de mísseis, e as três válvulas do veículo são certificados pelo Inmetro e, em caso de incêndio ou batida, o gás é liberado para a atmosfera e se dissolve sem perigo de explosão, ao contrário de um veículo similar abastecido a diesel, pois o líquido fica no chão ou pode se espalhar ao longo da carroceria.

O ônibus a gás estará exposto durante a Smart City Expo World Congress, que acontecerá em Curitiba entre os dias 22 a 24 de março, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui.



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