A matéria principal desta semana fala sobre o crescimento dos casos de doenças de câncer na população nacional e apresenta informações detalhadas sobre as cidades da região. A reportagem é um trabalho dedicado da equipe de O Regional, embora seja um tema extremamente delicado. Por outro lado, é um assunto de grande importância e muito sério, exigindo cada vez mais atenção das pessoas.
O câncer é uma doença sumariamente complexa por ser desenvolvido a partir de múltiplos fatores e já sendo considerado um dos principais desafios da ciência moderna. Por inúmeras ocasiões nos perguntamos: – com tantos avanços e tecnologias, como ainda não temos a cura para essa doença?
E pior, com o passar dos anos os casos de câncer têm sido cada vez mais frequentes, com tendência de crescimento considerável para as próximas décadas. Se a medicina, ciência e tecnologia ainda não encontraram a cura o que podemos fazer? Prevenção. A melhor arma nessa luta é a prevenção.
Vale lembrar que a população mundial está envelhecendo, ou seja, a perspectiva de vida vem aumentando e muitos casos de câncer são enumerados dentro dessa longevidade por vezes desassistidas dos cuidados necessários. Há também outros descuidos independentemente da idade, como é o caso do tabagismo, do alcoolismo e da obesidade. E até mesmo na ausência de cuidados simples, como da exposição ao sol.
Curiosamente, mesmo sabedores de que existe uma doença tão temerosa e na maioria dos casos fatal, significativa parcela da população não demonstra o mínimo interesse e vontade por manter uma vida saudável e longe de práticas que põe em risco o seu bem estar. O tema, por mais sério que seja é ignorado por muitos.
Ao trazer esse assunto de forma destacada através da nossa matéria principal, queremos não apenas torná-lo uma notícia, mas provocar um alerta e tentar sensibilizar as pessoas pela importância da prevenção e da promoção de uma vida mais saudável. E isso, por sinal, começa desde muito cedo, com a conscientização dos nossos filhos sobre hábitos alimentares, atividades físicas e regularidade no acompanhamento médico profissional.
Viver mais e melhor depende exclusivamente da forma como cuidamos na nossa existência. Se não pudermos evitar, é importante estar bem preparado para enfrentar. Há muitos exemplos de êxito neste sentido. Vida longa.