sexta-feira, 24
 de 
setembro
 de 
2021

Nutricionista reforça cuidados com a alimentação em época de coronavírus

Alimentação balanceada é fundamental neste período de pandemia. Foto: Arquivo/O RegionalO período de isolamento causado pela pandemia do novo coronavírus também acende um alerta para os cuidados com a alimentação. Hábitos alimentares adequados têm sido reforçados por equipes da saúde visando ajudar o organismo a se manter preparado contra um possível contágio.

O consumo de alimentos ricos em nutrientes e a ingestão regular de água são as principais orientações repassadas por profissionais que atuam na área nutricional neste período a serem adotadas pela população. Além disso, também há o alerta para fake news relacionando alimentação e a Covid-19.

A nutricionista que atua na rede pública em Campo do Tenente, Camila Scardanzan Gurski, explica que é preciso redobrar a atenção com a alimentação, visto que uma alimentação saudável e adequada fortalece o sistema imunológico, mas que não existe nenhum alimento específico que por si só tenha o poder de aumentar a imunidade. “O que precisamos para isso é de uma alimentação saudável, consumindo diariamente frutas e hortaliças variadas ao longo do dia, visto que cada uma delas possuem nutrientes diferenciados, consumir ainda leguminosas, como feijão, ervilha, lentilha, soja, grão de bico, oleaginosas, como castanha, amendoim, avelã, nozes, amêndoas e outras, cereais, tubérculos, carnes, leite e derivados, não restringir grupos alimentares, beber em média 2 litros de água por dia, limitar o consumo de alimentos processados e evitar o consumo de alimentos ultraprocessados, preferindo os alimentos in natura ou minimamente processados e utilizar óleo, gordura e açúcar em pequenas quantidades”, explica.

Em relação à higienização dos produtos alimentícios, a profissional alerta para os cuidados necessários para evitar contaminações. “Antes de guardar os alimentos nos armários devemos lavar as embalagens com água e sabão e em seguida borrifar álcool 70%, as frutas e hortaliças antes de serem armazenadas na geladeira devem ser retiradas da embalagem, lavadas em água corrente, deixadas de molho em solução de hipoclorito de sódio, enxaguadas e armazenadas em sacos plásticos próprios para esse fim ou em potes, as carnes antes de serem armazenadas no freezer devem ser retiradas da embalagem e armazenadas em saco plástico próprio para esse fim. Ter uma alimentação saudável e cuidar da higiene dos alimentos são atitudes que devemos incluir diariamente em nossas vidas, não somente em tempo de pandemia”, finaliza.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email