domingo, 7
 de 
agosto
 de 
2022

Novo preço da passagem de ônibus será anunciado nos próximos dias

Passagem do ônibus metropolitano vai subir/Foto:O RegionalApós uma greve de dois dias o transporte coletivo de Curitiba e região metro­politana voltou a funcionar. Há uma dívida do governo do estado e da prefeitura com as empresas do setor, e o adiantamento mensal dos cobradores e motoristas não teria sido pago no prazo estipulado. Com a regulari­zação do serviço, já houve o anúncio de que haverá aumento da passagem, con­forme acontece anualmente, após licitação realizada no ano de 2010.
Em entrevista coletiva na quarta-feira, o prefeito Gustavo Fruet reafirmou a decisão de manter a inte­gração do transporte metro­politano, através da RIT, e confirmou que existe uma forte possibilidade de, a par­tir de agora, a Urbs deixar de responder pelos pagamentos às empresas metropolitanas contratadas pela Comec. Isso porque, por lei, é o governo do Estado o res­ponsável pelo transporte da região metropolitana e Curitiba só pode gerenciar a parte física e financeira através de convênio.
Em 2012, apenas dois anos depois da licitação, pela primeira vez o governo esta­dual subsidiou o transporte metropolitano integrado, repassando um total de R$ 64 milhões. Se dividido por um ano, seriam 12 parcelas de R$ 5,3 milhões. Recente­mente o governo do estado apresentou uma proposta de repassar 2 milhões mensais de subsídio, o que segundo a Urbs, não é suficiente para manter o sistema integrado e as linhas metropolitanas.
Já se sabe que a tarifa do transporte coletivo em Curi­tiba vai passar de 3 reais. E haverá diferença para quem usar o cartão transporte ou pagar com dinheiro. “Ficará mais barato no cartão”, in­formou o prefeito da capital.
Nesta semana, a prefeitura e governo do estado devem definir se a integração será mantida ou haverá separação dos caixas, ou seja, valores diferentes para quem usar o transporte na capital e na região metro­politana.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email