sábado, 25
 de 
maio
 de 
2024

Novo aparelho deve auxiliar o atendimento de gestantes em Agudos do Sul

Novo equipamento será usado para monitorar as condições do feto. Foto/Divulgação
Cardiotocógrafo auxilia para detectar a frequência cardíaca do feto e as contrações uterinas. Prefeito Jesse Zoellner e secretária Lucinéia de Camargo reforçam a importância do equipamento

 

Agudos do Sul recebeu nesta semana mais um aparelho que deve otimizar o atendimento de mulheres gestantes. O Cardiotocógrafo auxilia na realização de exames, de forma não invasiva. Além disso, detecta a frequência cardíaca do feto e as contrações uterinas. O prefeito Jesse Zoellner afirmou que esta é mais uma conquista para as gestantes de Agudos do Sul. “Os investimentos na cidade não param. Como sempre digo, no que estiver ao nosso alcance, sempre lutaremos para comprar, adquirir novos equipamentos. Nossas gestantes merecem ser atendidas com excelência”, disse o prefeito.

A secretária de Saúde, Lucinéia Camargo, ressaltou a importância do exame de cardiotocografia. “Esse novo aparelho que a gente recebeu é um complemento a ultrassonografia. Com ele conseguimos avaliar as reais condições do bebê dentro da barriga da mãe”, disse a secretária. Segundo Lucinéia, através de um registro gráfico, o médico pode avaliar o bem-estar materno-fetal.

A cardiotocografia é realizada através de uma aplicação de eletrodos na pele da gestante. De 20 a 30 minutos, a frequência e os movimentos do bebê, e a duração das contrações do útero permitem que no fim do exame, seja gerado um gráfico, um laudo, parecido com um eletrocardiograma, que é interpretado pelo médico.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email