terça-feira, 24
 de 
maio
 de 
2022

Novas taxas de juros refletem na construção e aquisição de imóveis

Com as modificações, imobiliárias estão tendo maior dificuldade para realizar a venda dos imóveis/Foto: O RegionalDesde o último mês, as instituições bancárias já estão trabalhando com novas taxas de juros para financiamento de imóveis. Depois da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, os bancos privados também anunciaram elevação das taxas. O impacto em dois importantes setores começa a ser sentido no mercado, seja para os profissionais da área imobiliária como também para a construção civil.
Com juros mais altos, é natural que os potenciais compradores de imóveis recuem ou repensem seus investimentos. Na construção civil, por exemplo, alguns empreendimentos estão desacelerando. É a preocupação com o mercado retraído.
Para o setor imobiliário, os reflexos estão sendo expressivos. O corretor de imóveis José Lessa, de Piên, conta que a mudança das taxas de juros paralisou vários negócios. Ele fala de uma certa insegurança dos compradores e a dificuldade do acesso ao crédito.
A Caixa Econômica, que é o principal agente de crédito para o setor imobiliário, informou que o foco do banco este ano será o financiamento de imóveis novos, com destaque para a habitação popular – operações do Minha Casa Minha Vida e recursos do FGTS. No caso das operações de habitação popular há garantia de que não haverá nenhuma alteração. Em se tratando de imóveis usados, a cota de financiamento nas operações com recursos da poupança (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo) vai passar de 80% para 50% nas operações do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e de 70% para 40% para imóveis no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), pelo Sistema de Amortização Constante (SAC).
Paralelo ao reajuste das taxas, muitos clientes da região enfrentam longa burocracia para acessar ao crédito. A maior dificuldade está muitas vezes na documentação dos terrenos, que não possuem escritura ou indicação fiscal.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email