segunda-feira, 4
 de 
julho
 de 
2022

Nosso lixo de cada dia

Educação ambiental é imprescindível para qualquer cidade que pretenda mudar sua realidade sobre resíduos/Foto: DivulgaçãoEm muitas cidades brasileiras existem importantes ensaios em relação a projetos que tratam da coleta e destino do lixo. As prefeituras, na grande maioria sem disponibilidade de recursos e com dificuldades de espaços físicos, recorrem ao apoio de instituições privadas, fundações e empresas. Infelizmente, não temos na região nenhuma iniciativa que possa servir de referência ou destaque nesta importante área.
É necessário e já passa da hora de termos alguma cidade local com uma cooperativa organizada e que atue na coleta de reciclável. Da mesma forma, ainda não contamos com nenhuma iniciativa para tratamento do lixo orgânico, mesmo numa região onde atua-se firme na área agrícola e boa parte poderia servir como adubo.
Paralelamente precisamos também de uma ação mais firme junto à comunidade, a começar pela escola. Educação ambiental é imprescindível para qualquer cidade que pretenda mudar sua realidade sobre resíduos. Não é tarefa fácil, mas é importante ter atitude.
O que temos atualmente são prefeituras pagando para coletar e transportar o lixo. Muitos encaram os resíduos como um problema que precisa ser terceirizado, quanto mais longe melhor. É preciso rever essa tese e pensar que esse “problema” pode ser um grande instrumento de revolução e solução.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email