terça-feira, 15
 de 
junho
 de 
2021

Na região, prefeito eleito mais novo tem 29 anos e mais velho tem 71 anos

Prefeitura de Piên terá o prefeito mais jovem da região, com 29 anos, como governante na próxima gestão. Foto: Arquivo/O RegionalA faixa etária dos prefeitos eleitos nos municípios da região varia entre 29 e 71 anos, conforme os dados disponíveis junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em relação aos vice-prefeitos, as idades têm variação entre 31 e 67 anos.

Aos 29 anos, Maicon Tiguera (Republicanos), eleito prefeito de Piên, será o mais novo a assumir uma prefeitura no suleste paranaense, e Zé Quirera (Pros), que venceu o pleito em Quitandinha, é o mais velho entre os prefeitos da região, com 71 anos. Quanto aos vices, Marcondes (Pros), de Fazenda Rio Grande, é o mais novo, com 31 anos, e Paulão do Feijão (Pros), que compõe chapa em Quitandinha, é o mais velho entre os eleitos, com 67 anos.

Recentemente, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Tito Campos de Paula, detalhou que a necessidade de maior experiência pode ser um fator que influenciou no número expressivo de postulantes no pleito deste ano na faixa dos 50 anos, porém, a Justiça Eleitoral tem trabalhado para motivar os jovens a serem mais atuantes no meio político. “O TRE-PR vem intensificando a realização de programas que despertem na juventude o interesse pela cidadania e a consequente participação na vida política do município, do estado e do país”, explicou.

Em toda a região, a faixa etária em que predomina os prefeitos eleitos é a de 50 a 54 anos, com quatro gestores, enquanto nas faixas de 25 a 29 anos, de 30 a 35 anos, 40 a 44 anos, 60 a 64 anos, de 65 a 69 anos e de 70 a 74 anos, há um eleito, cada.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email