Desde setembro, foram realizados mais de 190 procedimentos em alusão ao Outubro Rosa. Novos exames serão promovidas
A Secretaria de Saúde da Lapa, engajada nas ações da Campanha Outubro Rosa, está intensificando o mutirão de exames preventivos junto às mulheres. Visando atender um número maior de lapeanas, a programação teve início já no mês de setembro e já contabilizou mais de 190 procedimentos realizados.
O objetivo da campanha é conscientizar sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de colo de útero, uma vez que o exame é realizado rotineiramente nas Unidades de Saúde do município, e não apenas no mês de outubro. Com atendimentos já realizados na Clínica da Mulher, Vila São José, Caic, Dib Manne e Feixo, o cronograma de atividades tem prosseguimento nos próximos dias 27 e 29, com mutirão no Mariental e na Clínica da Mulher.
Segundo a Secretaria, o exame preventivo, também conhecido como Papanicolau, é um procedimento simples em que o profissional de saúde coleta uma pequena amostra de células do colo do útero da mulher, que é analisada em laboratório em busca de possíveis alterações. Esse exame é fundamental para a detecção precoce de lesões pré-cancerígenas ou do câncer de colo de útero, possibilitando tratamento e aumentando as chances de cura.
A pasta reforça a importância do preventivo, especialmente na faixa etária de 25 a 64 anos.