sábado, 25
 de 
maio
 de 
2024

Municípios da região se mobilizam para ajudar Rio Negro

Cidade de Rio Negro vem sofrendo com enchente e alagamentos. Foto: Arquivo/O Regional
Cidade de Rio Negro vem sofrendo com enchente e alagamentos. Foto: Arquivo/O Regional
Cidade, que já decretou situação de emergência, vem sendo castigada com enchentes e alagamentos. População afetada em Rio Negro necessita de alimentos e produtos de limpeza e higiene

Em uma corrente de solidariedade, municípios do suleste paranaense estão engajados em uma campanha de arrecadação de itens para o povo de Rio Negro, fortemente afetada pelas chuvas, resultando em enchentes e alagamentos em todo a cidade. Pelas redes sociais, prefeituras como da Lapa, Mandirituba, Piên e Tijucas do Sul estão mobilizando a população em prol da ação solidária.

Conforme boletim da Defesa Civil rio-negrense, são mais de 370 famílias atingidas, com 1,2 mil pessoas desalojadas e mais de 170 moradores em abrigos municipais. O nível do rio Negro já ultrapassava a marca de 10,7 metros às 8 horas desta sexta-feira.

Em Piên, a primeira-dama do município, Graziele Grosskopf, gravou um vídeo mobilizando os pienenses a contribuírem com a ação. “Estamos realizando uma arrecadação de mantimentos e de produtos de higiene. A grande quantidade de chuvas dos últimos dias vem prejudicando várias cidades e Rio Negro está passando por momentos difíceis. Nesta sexta-feira teremos vários pontos de arrecadação na cidade, como supermercados, igrejas e na paróquia, e as doações serão levadas no sábado. Contamos com a colaboração de cada um”, disse.

Por meio de nota, a prefeitura de Tijucas do Sul também convocou a população a participar da incitativa. “Nossos irmãos rio-negrenses pedem socorro. Todos os municípios vizinhos estão realizando campanhas e ações para amparar a cidade de Rio Negro, dentro da medida do possível. Por isso, faremos pontos de coleta de alimentos para quem quiser contribuir”, informou.

O prefeito de Rio Negro, James Valério, enalteceu a união dos municípios neste momento de dificuldades. “Recebemos menções de solidariedade de todos os prefeitos, meus amigos, representando os seus municípios. Muita emoção e minha gratidão”, destacou.

As mobilizações e os pontos de coletas podem ser acompanhados nas redes oficiais da prefeituras, bem como o trabalho da Defesa Civil que vem monitorando e atuando no atendimento de ocorrências relacionadas às chuvas em toda a região.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email