sexta-feira, 25
 de 
junho
 de 
2021

Municípios promovem atividades alusivas à campanha Outubro Rosa

Equipe da prefeitura de Piên está engajada na campanha Outubro Rosa e prepara atendimento diferenciado neste mês. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de PiênUma programação especial vem sendo preparada para este mês visando a conscientização da sociedade e chamar a atenção do público feminino para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero. As ações são alusivas à campanha Outubro Rosa, que acontece em todo o país e que também estará mobilizando os setores de saúde de toda a região.

Nos dez municípios do suleste paranaense, diversos órgãos públicos e privados estarão engajados na ação, com a realização de exames preventivos, atendimentos com horários estendidos em unidades de saúde, decoração relacionada à campanha, entre outras atividades.

Em Agudos do Sul, por exemplo, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde já estão preparando os atendimentos voltados ao público feminino. “Estaremos fazendo coleta de preventivos, pedidos de mamografia e orientações no dia 19 de outubro, o Dia D, na unidade central. Além das ações da saúde da mulher, vamos unir a campanha de vacinação contra o sarampo para as crianças de seis meses a menores de cinco anos”, detalha Lucinéia de Camargo, da Coordenação da Vigilância Epidemiológica de Agudos do Sul.

O secretário de Saúde de Piên, Jair Batista, também reforça que ao longo do mês uma série de atividades será realizada no município para chamar a atenção das mulheres para os cuidados com a saúde. “Planejamos ações de conscientização, consultas e exames nas unidades de saúde, com foco na prevenção ao câncer de mama e colo do útero. No dia 25 de outubro será realizado o evento ‘Dia D Rosa’, no Cras, a partir das 13h30. No posto de saúde central, neste sábado e no dia 26 de outubro, haverá atendimento exclusivo para as mulheres, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, e em Trigolândia também haverá atendimento no dia 26, no mesmo horário. O atendimento aos sábados é destinado às mulheres que trabalham o dia todo e não podem comparecer nas unidades de saúde, durante o horário normal de atendimento”, esclarece.

Outra cidade que também já iniciou os trabalhos voltados às mulheres é Rio Negro, onde, segundo a secretária de Saúde, Simone Angélica Vitorino Gondro, a abertura oficial da programação será realizada amanhã. “Para o lançamento oficial estaremos realizando o Rosa Chá, com apoio do Rotary RioMafra, grupo Giro de combate ao Câncer e Rede Feminina de Combate ao Câncer. Além disso, até o domingo, contaremos com os atendimentos da carreta da mamografia, do Sesi”, conta Simone, reforçando o horário estendido para atender as mulheres. “Na Unidade da Vila Militar, onde será o ponto do Outubro Rosa, os atendimentos acontecerão das 8 às 20 horas. Nas demais unidades, os horários serão diferenciados a cada dia. As ações ao longo do mês de outubro serão intensificadas mas o cuidado com a saúde das mulheres deve ser constante, ao longo de todo o ano”, finaliza.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email